Dicas de Estudos, Carreira e Vida Profissional no Blog da FASPEC

Confira dicas e artigos sobre Educação, Rotinas de Trabalho e Estudo, Carreiras Profissionais e Mais no Blog da FASPEC. Acesse agora!

Como solicitar documentos pela secretaria virtual 

3 min read

Pensando em facilitar a vida dos alunos, a secretaria virtual foi atualizada para que você consiga solicitar seus documentos diretamente pela plataforma, sem precisar de atendimento humano. Agora está mais fácil e rápido para você! 

Confira o passo a passo para realizar suas solicitações.  

Quais documentos você pode solicitar diretamente pelo portal 

  • 2ª Via do Certificado/Diploma 
  • 2ª Via do Histórico Escolar 
  • Atestado de Conclusão
  • Certificado/Diploma e Histórico Escolar 
  • Declaração Endereço p/envio de Documentos 
  • Histórico para Transferência

Todos os documentos possuem descrição, leia atentamente e verifique se realmente faz sentido para você no momento.

Como solicitar os documentos? 

1° Acesse o site da Faspec e clique em portal do aluno.

2° Na sua secretaria virtual (Flie) selecione serviços -> requerimentos. 

3° Selecione o documento que deseja e clique em “solicitar”  

4° Descreva o motivo da sua solicitação e clique em confirmar 

5° Sua solicitação já foi registrada. Para visualizá-la clique na escrita que aparecerá em rosa: clique aqui para visualizar a sua solicitação) 

6° Clicando em visualizar você terá acesso a prévia do documento e a informação de “aguardando assinatura da instituição de ensino” ou “ACEITAR e iniciar fluxo para assinatura eletrônica”. O documento só é válido após a assinatura, portanto assine ou aguarde a assinatura da instituição para alterar o status.

 Existem duas opções de assinatura de documentos, siga o passo a passo para entender melhor.  

Assinatura somente da instituição  

Alguns documentos pedem assinatura somente da instituição, nesse caso, é necessário apenas solicitar o documento e aguardar até ser finalizado.

Assinatura do aluno e da instituição 

  • Para essa opção, você precisa clicar em “ACEITAR e iniciar fluxo para assinatura eletrônica”. 
  • Você receberá no seu e-mail de matrícula o documento para assinar online. Clique em “ver documento. 
  • Selecione “criar assinatura”, escolha um dos três modelos disponíveis e clique em salvar. 
  • Clique em assinar e conclua a etapa da assinatura eletrônica. Após realizar a assinatura eletrônica, o status do documento no portal irá para “circulando”. Agora aguarde a instituição assinar. 

6° Para acompanhar sua solicitação, clique em “acompanhamento requerimentos” no menu “serviços” no do canto esquerdo. 

Você encontra todas as suas solicitações com número de protocolo, data de início e término (caso já tenha sido finalizado) e o nome do seu documento. Clique no número do protocolo para verificar a situação do documento. 

7° Em “acompanhamento requerimentos” verifique se há data de finalização. Se houver, significa que o seu documento já está disponível para download. Para acessá-lo clique no número do protocolo. 

8° Documento finalizado!  

Clicando para visualizar, você verifica a informação que o seu documento foi assinado e já pode fazer download do arquivo. 

Pronto! 

Agora você já sabe como solicitar seus documentos diretamente pela secretaria virtual. Viu só como é fácil? 

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco, será um prazer ajudar!

 

2 thoughts on “Como solicitar documentos pela secretaria virtual 

    1. Olá, Liziane. Para concluir o seu curso, recomendo que você entre em contato com o nosso time de consultores. Eles poderão te passar todas as orientações de como continuar o seu curso de onde parou. Para falar com eles, entre no nosso site https://www.faspec.edu.br/ e clique no botão do WhatsApp no canto inferior direito da sua tela. Preencha os dados e logo um de nossos consutores irá entrar em contato com você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contact Form Blog Faspec