Como solicitar documentos pela secretaria virtual
3 min readPensando em facilitar a vida dos alunos, a secretaria virtual foi atualizada para que você consiga solicitar seus documentos diretamente pela plataforma, sem precisar de atendimento humano. Agora está mais fácil e rápido para você!
Confira o passo a passo para realizar suas solicitações.
Quais documentos você pode solicitar diretamente pelo portal
- 2ª Via do Certificado/Diploma
- 2ª Via do Histórico Escolar
- Atestado de Conclusão
- Certificado/Diploma e Histórico Escolar
- Declaração Endereço p/envio de Documentos
- Histórico para Transferência
Todos os documentos possuem descrição, leia atentamente e verifique se realmente faz sentido para você no momento.
Como solicitar os documentos?
1° Acesse o site da Faspec e clique em portal do aluno.
2° Na sua secretaria virtual (Flie) selecione serviços -> requerimentos.
3° Selecione o documento que deseja e clique em “solicitar”
4° Descreva o motivo da sua solicitação e clique em confirmar
5° Sua solicitação já foi registrada. Para visualizá-la clique na escrita que aparecerá em rosa: clique aqui para visualizar a sua solicitação)
6° Clicando em visualizar você terá acesso a prévia do documento e a informação de “aguardando assinatura da instituição de ensino” ou “ACEITAR e iniciar fluxo para assinatura eletrônica”. O documento só é válido após a assinatura, portanto assine ou aguarde a assinatura da instituição para alterar o status.
Existem duas opções de assinatura de documentos, siga o passo a passo para entender melhor.
Assinatura somente da instituição
Alguns documentos pedem assinatura somente da instituição, nesse caso, é necessário apenas solicitar o documento e aguardar até ser finalizado.
Assinatura do aluno e da instituição
- Para essa opção, você precisa clicar em “ACEITAR e iniciar fluxo para assinatura eletrônica”.
- Você receberá no seu e-mail de matrícula o documento para assinar online. Clique em “ver documento.
- Selecione “criar assinatura”, escolha um dos três modelos disponíveis e clique em salvar.
- Clique em assinar e conclua a etapa da assinatura eletrônica. Após realizar a assinatura eletrônica, o status do documento no portal irá para “circulando”. Agora aguarde a instituição assinar.
6° Para acompanhar sua solicitação, clique em “acompanhamento requerimentos” no menu “serviços” no do canto esquerdo.
Você encontra todas as suas solicitações com número de protocolo, data de início e término (caso já tenha sido finalizado) e o nome do seu documento. Clique no número do protocolo para verificar a situação do documento.
7° Em “acompanhamento requerimentos” verifique se há data de finalização. Se houver, significa que o seu documento já está disponível para download. Para acessá-lo clique no número do protocolo.
8° Documento finalizado!
Clicando para visualizar, você verifica a informação que o seu documento foi assinado e já pode fazer download do arquivo.
Pronto!
Agora você já sabe como solicitar seus documentos diretamente pela secretaria virtual. Viu só como é fácil?
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco, será um prazer ajudar!
Eu não conclui meu curso a tempo como faço pra concluir?
Olá, Liziane. Para concluir o seu curso, recomendo que você entre em contato com o nosso time de consultores. Eles poderão te passar todas as orientações de como continuar o seu curso de onde parou. Para falar com eles, entre no nosso site https://www.faspec.edu.br/ e clique no botão do WhatsApp no canto inferior direito da sua tela. Preencha os dados e logo um de nossos consutores irá entrar em contato com você!