EJA — Como Funciona?

Tempo de leitura: 2 minutos

Não teve a oportunidade de concluir os estudos em período regular e gostaria de saber o que é EJA e como funciona? Acompanhe no artigo tudo o que você precisa saber sobre a modalidade e dê um salto na sua vida profissional — e pessoal! 

EJA — Como funciona e quem pode fazer?

Se você conhece pouco ou quase nada da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e como ela funciona, saiba que essa modalidade de ensino foi criada pelo Governo Federal com o objetivo de ajudar jovens e adultos a darem continuidade aos seus estudos. 

A EJA também pode ser conhecida como supletivo. Para terminar os estudos, é preciso continuar de onde parou. Ou seja, não é possível pular etapas do aprendizado, uma vez que ele é contínuo. 

Por exemplo, caso você tenha feito até o 1° colegial, você partirá do 2° e não do 3° colegial. Entendeu? Além disso, é preciso ter 18 anos ou mais para concluir o Ensino Médio. 

Para se inscrever no supletivo, procure por informações em instituições de ensino. Porém, no geral, é necessário levar os seus documentos pessoais, como o RG, e o histórico escolar para comprovar até que série você estudou. 

Quais são os objetivos da EJA?

Quem procura por concluir os estudos por meio da EJA, almeja, muitas vezes, ter mais valorização profissional para um novo cargo ou a chance de se candidatar a uma determinada vaga. 

Por isso, as instituições escolares que oferecem esse tipo de ensino, resumem os seus objetivos em:

  • democratização de ensino para todos no Brasil;
  • valorização do saber;
  • resgate da autoestima.

Como são as aulas do supletivo?

É importante dizer que você aprenderá as matérias de toda e qualquer escola brasileira, como Português e Matemática, por exemplo, pois estão de acordo com a Base Nacional Comum Curricular. 

Já em relação a modalidade de estudo, você pode optar por:

  • presencial: o aluno deverá comparecer e permanecer presencialmente ao local no horário estabelecido pela instituição; 
  • semipresencial: o estudante não precisa ir todos os dias às aulas, somente quando for solicitado;
  • a distância: todas as aulas são feitas de forma on-line, sem a necessidade de frequência presencial.

Termine os estudos com a Faspec

Agora que conhece um pouco sobre EJA e como funciona, já sabe onde estudar? A Faspec é certificada pelo MEC e oferece supletivos semipresenciais de qualidade, com a agilidade e facilidade que os seus alunos merecem.

Se você aguardava pela oportunidade de concluir os estudos ou aquela promoção no trabalho, essa é a hora! Entre no site da Faspec e vá mais longe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *