carreira

Você sabe quais são as vantagens e desvantagens de fazer um curso de administração?

A administração é uma das áreas mais procuradas por quem deseja ingressar no ensino superior. Mas será que vale a pena fazer um curso de administração? Quais são os benefícios e os desafios dessa formação? Neste artigo, vamos mostrar as principais vantagens e desvantagens de estudar administração, para que você possa tomar uma decisão mais consciente sobre o seu futuro profissional.

Vantagens de fazer um curso de administração

Fazer um curso de administração pode trazer muitas vantagens para a sua carreira, tais como:

• Ampla área de atuação: o administrador pode trabalhar em diversos setores da economia, como indústria, comércio, serviços, finanças, saúde, educação, entre outros. Além disso, ele pode exercer diferentes funções, como gestão, planejamento, marketing, recursos humanos, logística, etc. Isso significa que há muitas oportunidades de emprego e de crescimento profissional para quem se forma em administração.
  •
  • Formação multidisciplinar: o curso de administração abrange diversas disciplinas, como matemática, estatística, economia, contabilidade, direito, sociologia, psicologia, etc. Essa formação multidisciplinar permite que o administrador tenha uma visão ampla e integrada dos problemas e das soluções organizacionais, além de desenvolver habilidades como raciocínio lógico, análise crítica, comunicação, liderança, criatividade, etc.
  •
  • Possibilidade de empreender: o administrador também pode optar por abrir o seu próprio negócio, seja ele de pequeno, médio ou grande porte. Para isso, ele conta com os conhecimentos e as ferramentas necessárias para planejar, organizar, executar e controlar as atividades de uma empresa, desde a elaboração do plano de negócios até a gestão financeira, passando pelo marketing, pela produção, pela qualidade, etc.
  •
  • Flexibilidade de horários: dependendo da área e da função que o administrador escolher, ele pode ter mais flexibilidade de horários para trabalhar. Por exemplo, se ele optar por ser um consultor, um professor ou um pesquisador, ele pode ter mais autonomia para definir a sua agenda e os seus projetos. Além disso, com o avanço da tecnologia, muitas empresas estão adotando o modelo de trabalho remoto, o que permite que o administrador trabalhe de casa ou de qualquer outro lugar, desde que tenha acesso à internet.

Desvantagens de fazer um curso de administração

Apesar das vantagens, fazer um curso de administração também pode apresentar algumas desvantagens, tais como:
  • Alta concorrência: por ser uma área muito procurada, a administração também é uma das mais concorridas no mercado de trabalho. Isso significa que o administrador precisa se destacar entre os demais profissionais, buscando se atualizar constantemente, fazer cursos de especialização, aprender idiomas, ter experiência prática, etc. Caso contrário, ele pode ter dificuldades para encontrar ou manter um emprego, ou ainda receber salários abaixo da média.
  •
  • Grande responsabilidade: o administrador é responsável por tomar decisões que podem afetar o sucesso ou o fracasso de uma organização. Por isso, ele precisa ter muita ética, comprometimento, senso de urgência e capacidade de lidar com situações de pressão e de conflito. Além disso, ele precisa saber trabalhar em equipe, respeitando e motivando os seus colaboradores, clientes, fornecedores, etc.
  •
  • Carga horária elevada: dependendo da área e da função que o administrador exercer, ele pode ter que cumprir uma carga horária elevada, que pode ultrapassar as 40 horas semanais. Isso pode afetar o seu equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional, causando estresse, cansaço, ansiedade, etc. Por isso, é importante que o administrador saiba administrar o seu tempo e priorizar as suas atividades, sem deixar de lado a sua saúde e o seu bem-estar.
  •

Como você pode ver, fazer um curso de administração tem vantagens e desvantagens, que devem ser consideradas na hora de escolher a sua profissão.

O importante é que você se identifique com a área e tenha afinidade com as disciplinas e as funções que ela envolve. Além disso, é preciso ter dedicação, persistência e disposição para se qualificar e se diferenciar no mercado de trabalho.
Se você se interessou por fazer um curso de administração, saiba que você pode estudar a distância, com flexibilidade, qualidade e economia. A nossa instituição de ensino oferece um curso de administração reconhecido pelo MEC, com uma grade curricular atualizada, professores qualificados e material didático interativo. Além disso, você conta com o apoio de tutores, coordenadores e orientadores, que estão sempre à disposição para tirar as suas dúvidas e auxiliar no seu aprendizado.

Conclusão

Não perca essa oportunidade e matricule-se já no nosso curso de administração a distância. Você vai se surpreender com os resultados que essa formação pode trazer para a sua carreira e para a sua vida!