Dicionario

Uso do dicionário como estratégia suporte de leitura: tipos, recursos, prática

O dicionário é uma ferramenta indispensável para quem quer aprender, aperfeiçoar ou dominar uma língua. Ele pode ser usado como uma estratégia suporte de leitura, ou seja, um recurso que auxilia o leitor a compreender melhor o texto, ampliar o vocabulário, esclarecer dúvidas e resolver problemas linguísticos. Neste post, vamos falar sobre os tipos de dicionários, os recursos que eles oferecem e como usá-los na prática.

Tipos de dicionários

Existem vários tipos de dicionários, cada um com uma finalidade e um público específicos. Alguns dos mais comuns são:

□ Dicionário monolíngue: é aquele que apresenta as palavras e seus significados na mesma língua. É útil para quem já tem um certo domínio da língua e quer aprofundar o conhecimento sobre as palavras, suas origens, seus usos, suas variações, seus sinônimos e antônimos, etc. Exemplos: Aurélio, Houaiss, Michaelis.

Dicionário bilíngue: é aquele que apresenta as palavras e seus equivalentes em outra língua. É útil para quem está aprendendo uma língua estrangeira e quer traduzir as palavras, conhecer seus contextos, suas pronúncias, suas formas gramaticais, etc. Exemplos: Cambridge, Collins, Linguee.

□ Dicionário temático: é aquele que agrupa as palavras por temas, áreas ou assuntos. É útil para quem quer ampliar o vocabulário sobre um determinado tópico, aprender termos técnicos, científicos, artísticos, etc. Exemplos: Dicionário de Arquitetura, Dicionário de Economia, Dicionário de Música.

Recursos dos dicionários

O uso do dicionário como estratégia suporte de leitura requer alguns cuidados e habilidades. Algumas dicas para uma consulta eficiente são:

• Identificar o objetivo da consulta: é preciso saber o que se quer saber sobre a palavra, se é o significado, a tradução, a pronúncia, a grafia, a origem, etc. Isso ajuda a escolher o tipo de dicionário mais adequado e a focar na informação relevante.
  • Selecionar a palavra-chave: é preciso identificar a palavra que é essencial para a compreensão do texto, que é desconhecida, que gera dúvida, que desperta interesse, etc. Isso ajuda a evitar consultas desnecessárias ou excessivas, que podem atrapalhar a fluência e o prazer da leitura.
  • Comparar as fontes: é preciso consultar mais de um dicionário, se possível, para verificar se as informações são consistentes, completas e atualizadas. Isso ajuda a evitar erros, lacunas ou divergências que podem comprometer a qualidade da leitura.
  • Aplicar o conhecimento: é preciso usar a informação obtida no dicionário para melhorar a compreensão do texto, para enriquecer o vocabulário, para esclarecer as dúvidas, para resolver os problemas linguísticos, etc. Isso ajuda a consolidar o aprendizado e a desenvolver a competência leitora.
Dicionario

Se você quer deseja fazer parte das pessoas que amam a educação, matricule-se agora em dos curso da Faspec.