Dicas de Estudos, Carreira e Vida Profissional no Blog da FASPEC

Confira dicas e artigos sobre Educação, Rotinas de Trabalho e Estudo, Carreiras Profissionais e Mais no Blog da FASPEC. Acesse agora!

Programação: Introdução de conceitos e aplicações

A programação é a arte e a ciência de criar instruções para um computador executar uma determinada tarefa. A programação envolve o uso de uma linguagem de programação, que é um conjunto de símbolos e regras que definem como o computador deve interpretar e executar as instruções. Existem diversas linguagens de programação, cada uma com suas características, vantagens e desvantagens.


Conceitos básicos de programação

Para programar, é preciso entender alguns conceitos básicos, tais como:

  • Variáveis: são espaços na memória do computador que armazenam valores que podem ser usados ou alterados pelo programa. As variáveis têm nomes que identificam os valores que elas guardam. Por exemplo, em Python, uma linguagem de programação muito popular, podemos criar uma variável chamada nome e atribuir a ela o valor "Ana":

nome = “Ana”

  • Tipos de dados: são as categorias de valores que as variáveis podem armazenar. Os tipos de dados mais comuns são: números inteiros, números reais, caracteres, strings (cadeias de caracteres), booleanos (verdadeiro ou falso), listas, tuplas, dicionários, etc. Cada tipo de dado tem suas propriedades e operações específicas. Por exemplo, em Python, podemos somar dois números inteiros, mas não podemos somar uma string com um número:

Python

a = 10 # número inteiro
b = 5 # número inteiro
c = a + b # soma de dois números inteiros
print(c) # imprime 15

d = “Olá” # string
e = 3 # número inteiro
f = d + e # tentativa de soma de uma string com um número
print(f) # gera um erro

  • Estruturas de controle: são blocos de código que determinam o fluxo de execução do programa, ou seja, a ordem em que as instruções são executadas. As estruturas de controle mais comuns são: condicionais (if, else, elif), que permitem executar diferentes blocos de código de acordo com uma condição; e repetições (for, while), que permitem executar um mesmo bloco de código várias vezes, enquanto uma condição for verdadeira ou para cada elemento de uma sequência. Por exemplo, em Python, podemos usar uma estrutura condicional para verificar se um número é par ou ímpar, e uma estrutura de repetição para imprimir os números de 1 a 10:
Python

numero = 6 # número inteiro
if numero % 2 == 0: # verifica se o resto da divisão de numero por 2 é igual a zero
print(“O número é par”) # imprime essa mensagem se a condição for verdadeira
else: # caso contrário
print(“O número é ímpar”) # imprime essa mensagem se a condição for falsa

for i in range(1, 11): # cria uma sequência de números de 1 a 10
print(i) # imprime cada número da sequência

 

Funções: são blocos de código que realizam uma tarefa específica e podem ser chamados pelo nome em qualquer parte do programa. As funções podem receber parâmetros, que são valores que alteram o comportamento da função, e podem retornar valores, que são os resultados da execução da função. As funções permitem organizar o código em partes menores e reutilizáveis, facilitando a manutenção e a depuração do programa. Por exemplo, em Python, podemos definir uma função que calcula o fatorial de um número, e chamá-la para obter o fatorial de 5:

Python

  • def fatorial(n): # define uma função chamada fatorial que recebe um parâmetro n
    resultado = 1 # cria uma variável chamada resultado e atribui o valor 1 a ela
    for i in range(1, n + 1): # cria uma sequência de números de 1 até n
    resultado = resultado * i # multiplica o resultado pelo número da sequência
    return resultado # retorna o valor da variável resultado

    f = fatorial(5) # chama a função fatorial com o valor 5 e armazena o retorno na variável f
    print(f) # imprime o valor da variável f, que é 120


  • Aplicações da programação


  • A programação é uma ferramenta poderosa que permite criar soluções para diversos problemas e necessidades da sociedade. Algumas das aplicações mais comuns da programação são:


  • Desenvolvimento de software: é o processo de criar programas de computador que realizam funções específicas para os usuários, como aplicativos, jogos, sistemas operacionais, editores de texto, navegadores, etc. O desenvolvimento de software envolve diversas etapas, como análise, projeto, implementação, teste, documentação, manutenção e atualização. O desenvolvimento de software pode ser feito em diferentes níveis de abstração, desde linguagens de baixo nível, que se aproximam mais da linguagem do hardware, até linguagens de alto nível, que se aproximam mais da linguagem humana.


  • Desenvolvimento web: é o processo de criar páginas e aplicações que podem ser acessadas pela internet, como sites, blogs, redes sociais, lojas virtuais, etc. O desenvolvimento web envolve o uso de linguagens de marcação, como HTML e XML, que definem a estrutura e o conteúdo das páginas; linguagens de estilo, como CSS, que definem a aparência e o layout das páginas; e linguagens de script, como JavaScript, PHP e Python, que definem o comportamento e a interação das páginas.

  • Análise de dados: é o processo de coletar, organizar, processar, visualizar e interpretar dados, com o objetivo de extrair informações e conhecimentos úteis para a tomada de decisões. A análise de dados envolve o uso de técnicas estatísticas, matemáticas e computacionais, e pode ser aplicada a diversos domínios, como negócios, saúde, educação, ciência, etc. A análise de dados pode ser feita com o auxílio de ferramentas e bibliotecas específicas, como Excel, R, Pandas, NumPy, Matplotlib, etc.


  • Inteligência artificial: é o ramo da ciência da computação que estuda e cria sistemas que simulam a inteligência humana, como aprendizado, raciocínio, percepção, linguagem, etc. A inteligência artificial envolve o uso de algoritmos e modelos matemáticos, como redes neurais, árvores de decisão, lógica fuzzy, etc. A inteligência artificial pode ser aplicada a diversos problemas e desafios, como reconhecimento de voz, visão computacional, processamento de linguagem natural, robótica, jogos, etc.

Conclusão

A programação é uma habilidade essencial no mundo atual, que permite criar soluções inovadoras e eficientes para diversas situações e demandas. A programação envolve o domínio de conceitos básicos, como variáveis, tipos de dados, estruturas de controle e funções, e o conhecimento de linguagens de programação, que são os meios de comunicação entre o programador e o computador. A programação tem diversas aplicações, como desenvolvimento de software, desenvolvimento web, análise de dados e inteligência artificial, que contribuem para o avanço da ciência, da tecnologia e da sociedade.

Se você gostou, compartilhe com os seus amigos e deixe o seu comentário. E se você quer saber mais sobre a educação e as suas possibilidades, acesse o nosso site e conheça o nosso curso de Análises e Desenvolvimento de Sistema!

Contact Form Blog Faspec