O papel da cultura no desenvolvimento humano é um tema que desperta o interesse de diversas áreas do conhecimento, como a antropologia, a sociologia, a psicologia, a pedagogia, entre outras. A cultura pode ser entendida como o conjunto de valores, crenças, costumes, linguagens, artefatos e práticas que caracterizam um grupo social, e que são transmitidos e transformados de geração em geração. A cultura é um elemento essencial para a identidade, a comunicação e a adaptação dos seres humanos ao seu meio.
A teoria psicogenética de Piaget é uma das teorias mais influentes e reconhecidas sobre o desenvolvimento humano, especialmente o desenvolvimento cognitivo. Piaget foi um biólogo, epistemólogo e educador suíço, que dedicou sua vida a estudar como os seres humanos constroem o conhecimento, desde o nascimento até a idade adulta. Piaget propôs que o desenvolvimento cognitivo é um processo de equilibração entre a organização e a adaptação, que envolve dois mecanismos complementares: a assimilação e a acomodação.
A assimilação consiste em incorporar os estímulos externos aos esquemas mentais já existentes, ou seja, interpretar a realidade de acordo com o que já se sabe. A acomodação consiste em modificar os esquemas mentais para se ajustar aos estímulos externos, ou seja, adaptar o que se sabe à realidade. A equilibração é o estado de harmonia entre a assimilação e a acomodação, que permite ao sujeito avançar para níveis superiores de compreensão.