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O Conhecimento e a Realidade: como eles se relacionam na Educação?

O conhecimento é uma das palavras mais usadas no campo da educação, mas você já parou para pensar no que ele significa? O que é o conhecimento? Como ele é produzido? Como ele é transmitido? Como ele é aplicado? Essas são algumas questões que envolvem a natureza do conhecimento, ou seja, o seu conceito, a sua origem, a sua forma e o seu fim. 

O que é o Conhecimento?

O conhecimento é uma forma de compreender e de interpretar a realidade, a partir de dados, informações, experiências, raciocínios, intuições, emoções, valores, crenças, entre outros elementos. O conhecimento é um produto da interação entre o sujeito que conhece e o objeto que é conhecido, que pode ser um fato, um fenômeno, um conceito, uma teoria, uma arte, uma técnica, uma prática, entre outros.Ele é um processo dinâmico, que está em constante construção, reconstrução, transformação e evolução.

Como o Conhecimento é Produzido?

O conhecimento é produzido por meio de diferentes métodos, que variam de acordo com as áreas do saber, os objetivos, os critérios e os contextos. Entre os principais métodos de produção do conhecimento, podemos destacar os seguintes:

  • O método científico: é o método que busca produzir um conhecimento objetivo, sistemático, verificável e generalizável, por meio da observação, da experimentação, da hipótese, da dedução, da indução, da análise e da síntese.

  • O método filosófico: é o método que busca produzir um conhecimento racional, crítico, reflexivo e questionador, por meio da argumentação, da dialética, da lógica, da ética e da estética.

  • O método artístico: é o método que busca produzir um conhecimento subjetivo, criativo, expressivo e sensível, por meio da imaginação, da inspiração, da emoção, da linguagem e da forma.

  • O método religioso: é o método que busca produzir um conhecimento transcendente, revelado, dogmático e sagrado, por meio da fé, da revelação, da tradição, da doutrina e da moral.

Como o Conhecimento é Transmitido?

Ele é transmitido por meio de diferentes meios, que variam de acordo com as fontes, os recursos, os canais e os destinatários. Entre os principais meios de transmissão do conhecimento, podemos destacar os seguintes:

O meio oral: é o meio que utiliza a fala, a escuta, o diálogo, a narração, a explicação, a exposição, a entrevista, o debate, entre outras formas de comunicação oral, para transmitir o conhecimento.

O meio escrito: é o meio que utiliza a escrita, a leitura, o texto, o livro, o artigo, o ensaio, a dissertação, a tese, entre outras formas de comunicação escrita, para transmitir o conhecimento.

O meio visual: é o meio que utiliza a imagem, a fotografia, o desenho, a pintura, a escultura, o gráfico, o mapa, o diagrama, entre outras formas de comunicação visual, para transmitir o conhecimento.

O meio audiovisual: é o meio que utiliza o som, a música, o vídeo, o filme, o documentário, a animação, a apresentação, o podcast, entre outras formas de comunicação audiovisual, para transmitir o conhecimento.

Como o Conhecimento é Aplicado?

É aplicado por meio de diferentes ações, que variam de acordo com as finalidades, as situações, os problemas e os desafios. Entre as principais ações de aplicação , podemos destacar as seguintes:

  • A ação prática: é a ação que utiliza o conhecimento para realizar uma atividade, uma tarefa, uma operação, uma técnica, uma habilidade, uma competência, entre outras formas de ação prática.
  • A ação teórica: é a ação que utiliza o conhecimento para elaborar uma ideia, um conceito, uma teoria, um modelo, um paradigma, uma hipótese, entre outras formas de ação teórica.
  • A ação crítica: é a ação que utiliza o conhecimento para analisar, avaliar, criticar, questionar, argumentar, refutar, contestar, entre outras formas de ação crítica.
  • A ação criativa: é a ação que utiliza o conhecimento para inventar, inovar, criar, transformar, produzir, expressar, entre outras formas de ação criativa.

Qual é a Importância da Contextualização do Conhecimento na Realidade da Escola e dos Estudantes?

É de grande importância para a educação, pois ela contribui para a significação, a relevância e a aplicabilidade do conhecimento. A contextualização do consiste em relacionar o conhecimento com o contexto em que ele é produzido, transmitido e aplicado, levando em conta os aspectos históricos, sociais, culturais, políticos, econômicos, ambientais, entre outros. Também consiste em relacionar o conhecimento com a realidade da escola e dos estudantes, levando em conta as características, as necessidades, os interesses, as experiências, as expectativas, entre outros.

  • A contextualização do conhecimento na realidade da escola e dos estudantes permite que ele seja mais compreendido, mais apreciado, mais questionado e mais transformado pelos estudantes, que se tornam mais motivados, mais participativos, mais críticos e mais criativos. A contextualização dele na realidade da escola e dos estudantes também permite que o conhecimento seja mais utilizado, mais integrado, mais articulado e mais ampliado pelos estudantes, que se tornam mais capazes, mais competentes, mais autônomos e mais colaborativos.

Conclusão

O conhecimento é uma forma de compreender e de interpretar a realidade, que envolve questões sobre a sua natureza, a sua produção, a sua transmissão e a sua aplicação. Essa contextualização na realidade da escola e dos estudantes é uma forma de tornar ele mais significativo, relevante e aplicável para a educação.

 Neste artigo, procuramos explorar um pouco mais sobre a natureza do conhecimento e a importância de sua contextualização na realidade da escola e dos estudantes.

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