Linguagem oral e escrita na Educação Infantil: O que dizem as Referências Curriculares Nacionais?

As Referências Curriculares Nacionais para a Educação Infantil destacam a linguagem oral e escrita como pilares fundamentais no desenvolvimento infantil. Afinal, é por meio da linguagem que as crianças interagem com o mundo, expressam seus sentimentos, ideias e constroem conhecimentos. Neste artigo, exploraremos as orientações presentes nas RCNEI sobre esse tema tão relevante para a prática pedagógica.

O papel da linguagem na Educação Infantil

A linguagem é uma ferramenta poderosa que acompanha o ser humano desde os primeiros anos de vida. Na Educação Infantil, ela desempenha um papel central, pois é por meio dela que as crianças:

• Interagem com o mundo: Descobrem os objetos, as pessoas e os fenômenos que as cercam, estabelecendo relações e construindo significados.
  • Expressam seus sentimentos e ideias: Comunicam suas emoções, desejos e pensamentos, desenvolvendo a capacidade de se fazer entender.
  • Constroem conhecimentos: A linguagem é o principal meio para a aquisição de conhecimentos e para a construção de um pensamento mais elaborado.
  • Desenvolvem a socialização: A interação com outras pessoas, mediada pela linguagem, é essencial para o desenvolvimento social das crianças.

As Referências Curriculares Nacionais e a linguagem

As RCNEI reconhecem a importância da linguagem no desenvolvimento integral da criança e oferecem orientações para que os educadores promovam experiências significativas que contribuam para a aquisição e o desenvolvimento da linguagem oral e escrita.

As RCNEI destacam que a linguagem oral e escrita devem ser trabalhadas de forma integrada e significativa, considerando as experiências e o universo cultural das crianças.

Linguagem oral: a base para a escrita

A linguagem oral é a primeira forma de comunicação que as crianças dominam. Ela é fundamental para o desenvolvimento da linguagem escrita, pois é por meio dela que as crianças:

• Ampliam o vocabulário: Entram em contato com novas palavras e expressões, enriquecendo sua linguagem.
  • Desenvolvem a oralidade: Aprimoram a capacidade de falar de forma clara, coesa e organizada.
  • Compreendem a função social da linguagem: Percebem que a linguagem serve para diferentes propósitos, como informar, expressar sentimentos, pedir e dar ordens.

Linguagem escrita: um mundo de possibilidades

A linguagem escrita abre um universo de possibilidades para as crianças, permitindo que elas:

• Acessem informações: Leiam livros, revistas e outros materiais escritos.
  • Registrem suas ideias: Escrevam histórias, poemas e outros textos.
  • Comunicam-se a distância: Trocam mensagens e e-mails.

As RCNEI enfatizam que o processo de alfabetização deve ser prazeroso e significativo, levando em consideração as diferentes realidades e necessidades das crianças.

Para finalizar

As Referências Curriculares Nacionais para a Educação Infantil oferecem um norte seguro para os educadores que desejam promover o desenvolvimento da linguagem oral e escrita em suas crianças. Ao proporcionar um ambiente rico em estímulos linguísticos e oferecer oportunidades para que as crianças se expressem e interajam com a linguagem escrita, os educadores estarão contribuindo para a formação de cidadãos críticos, reflexivos e capazes de se comunicar de forma eficaz.

Ao compreender a importância da linguagem na Educação Infantil e seguir as orientações das RCNEI, os educadores podem transformar a vida de seus alunos, proporcionando-lhes as ferramentas necessárias para construir um futuro promissor.