Dicas de Estudos, Carreira e Vida Profissional no Blog da FASPEC

Confira dicas e artigos sobre Educação, Rotinas de Trabalho e Estudo, Carreiras Profissionais e Mais no Blog da FASPEC. Acesse agora!

Leitura Eficiente: Como ler mais rápido e melhor: 7 dicas práticas

A leitura é uma habilidade essencial para o aprendizado, o trabalho e o lazer. Mas como podemos ler de forma eficiente, ou seja, aproveitando ao máximo o tempo e a atenção que dedicamos aos textos? Neste post, vamos apresentar sete dicas práticas para você ler mais rápido e melhor, aumentando a sua compreensão, retenção e prazer pela leitura.

1. Defina o seu objetivo

Antes de começar a ler, é importante definir qual é o seu objetivo com a leitura. Você quer se informar sobre um assunto, se divertir com uma história, estudar para uma prova, resolver um problema, etc.? O seu objetivo vai determinar o tipo de texto que você vai escolher, o nível de profundidade que você vai buscar e a forma como você vai interagir com o texto. Por exemplo, se você quer se informar sobre um assunto, você pode optar por um texto informativo, como um artigo de jornal ou um livro de não-ficção, e ler com atenção aos fatos, dados e argumentos apresentados. Se você quer se divertir com uma história, você pode escolher um texto literário, como um romance ou um conto, e ler com envolvimento emocional, imaginando as cenas, os personagens e os diálogos.

2. Escolha o texto adequado

Depois de definir o seu objetivo, é hora de escolher o texto adequado para a sua leitura. Existem milhares de textos disponíveis em diferentes formatos, gêneros, estilos, níveis de dificuldade e qualidade. Para escolher o texto adequado, você deve levar em conta alguns critérios, como:

– O tema: o texto deve ser relevante e interessante para o seu objetivo e para o seu gosto pessoal.

– A fonte: o texto deve ser confiável e atualizado, especialmente se for um texto informativo ou acadêmico.

– A linguagem: o texto deve ser claro e compreensível, sem muitos termos técnicos, estrangeirismos ou erros gramaticais.

– A estrutura: o texto deve ter uma organização lógica e coerente, com introdução, desenvolvimento e conclusão, e com títulos, subtítulos, parágrafos e marcadores que facilitem a leitura.

– A extensão: o texto deve ter o tamanho adequado para o seu tempo e disposição, sem ser muito longo ou muito curto.

Para escolher o texto adequado, você pode fazer uma pesquisa prévia na internet, em bibliotecas, em livrarias ou em outras fontes de informação. Você também pode pedir recomendações de outras pessoas que tenham o mesmo objetivo ou interesse que você. Além disso, você pode fazer uma leitura rápida do texto, observando o título, o autor, a data, o resumo, o índice, a introdução e a conclusão, para verificar se ele atende aos seus critérios.

3. Prepare o ambiente e o material

Antes de iniciar a leitura, é importante preparar o ambiente e o material que você vai utilizar. O ambiente deve ser confortável, silencioso, iluminado e livre de distrações, como televisão, celular, redes sociais, etc. O material deve ser de boa qualidade, legível, completo e organizado. Você também deve ter à mão alguns recursos que podem auxiliar a sua leitura, como:

-Um dicionário, para consultar o significado de palavras desconhecidas ou difíceis.

– Um caderno ou um bloco de notas, para anotar as ideias principais, as dúvidas, as opiniões, os comentários ou as perguntas que surgirem durante a leitura.

-Um marcador de texto, para destacar as partes mais importantes ou interessantes do texto.

-Um lápis ou uma caneta, para sublinhar, circular, riscar ou escrever no texto, se ele for seu ou se você tiver permissão para isso.

4. Aplique técnicas de leitura rápida

Uma forma de ler mais rápido e melhor é aplicar algumas técnicas de leitura rápida, que consistem em acelerar o ritmo e a eficiência da leitura, sem perder a compreensão e a qualidade. Algumas dessas técnicas são:

  • A leitura dinâmica, que consiste em ler o texto em blocos de palavras, em vez de ler palavra por palavra, usando a visão periférica para captar o sentido geral do texto.
  • – A leitura seletiva, que consiste em ler apenas as partes mais relevantes do texto, como o título, os subtítulos, os tópicos, os gráficos, as imagens, as palavras-chave, etc., ignorando as partes menos importantes ou repetitivas.
  • – A leitura skimming, que consiste em ler o texto superficialmente, passando os olhos rapidamente pelo texto, para obter uma ideia geral do assunto, do propósito e da estrutura do texto.
  • – A leitura scanning, que consiste em ler o texto buscando informações específicas, como nomes, datas, números, fatos, etc., sem se preocupar com o contexto ou o detalhamento do texto.

Essas técnicas podem ser usadas de acordo com o seu objetivo e o tipo de texto que você está lendo. Por exemplo, se você quer ter uma visão geral de um texto, você pode usar a leitura skimming. Se você quer encontrar um dado específico em um texto, você pode usar a leitura scanning. Se você quer ler um texto com mais profundidade, você pode usar a leitura dinâmica e a leitura seletiva.

5. Interaja com o texto

Uma forma de ler melhor é interagir com o texto, ou seja, estabelecer uma relação ativa e crítica com o que você está lendo, em vez de ser um leitor passivo e acrítico. Para interagir com o texto, você pode:

Fazer perguntas antes, durante e depois da leitura, como: O que eu quero saber sobre esse assunto? O que o autor quer me dizer? O que eu aprendi com essa leitura? O que eu concordo ou discordo do autor? O que eu ainda tenho dúvida sobre esse assunto?

Fazer conexões entre o texto e o seu conhecimento prévio, como: O que eu já sei sobre esse assunto? O que eu já li ou ouvi sobre esse assunto? O que eu já vivenciei sobre esse assunto?

Fazer inferências sobre o texto, como: O que o autor quis dizer com essa palavra, frase ou ideia? O que o autor não disse explicitamente, mas deu a entender? O que o autor vai dizer a seguir?

Fazer avaliações sobre o texto, como: O texto é claro, coerente, consistente e convincente? O texto é bem escrito, bem estruturado e bem fundamentado? O texto é original, criativo e inovador?

Ao interagir com o texto, você aumenta o seu nível de compreensão, de reflexão e de crítica sobre o que você está lendo, além de desenvolver o seu senso de curiosidade, de questionamento e de aprendizado.

6. Revise o que você leu

Depois de terminar a leitura, é importante revisar o que você leu, para consolidar o seu aprendizado, verificar o seu entendimento e corrigir os seus erros. Para revisar o que você leu, você pode:

Resumir o texto, ou seja, reescrever o texto com as suas próprias palavras, destacando as ideias principais, os argumentos, as conclusões e as informações mais relevantes do texto.

Resenhar o texto, ou seja, escrever um texto opinativo, analisando o conteúdo, a forma, o estilo, o propósito e a importância do texto, e expressando a sua avaliação crítica sobre o texto.

Esquematizar o texto, ou seja, representar o texto de forma gráfica, usando símbolos, cores, formas, linhas, etc., para mostrar a estrutura, a organização, as relações, as hierarquias e as categorias do texto.

Memorizar o texto, ou seja, fixar o texto na sua memória, usando técnicas de memorização, como repetição, associação, visualização, mnemônica, etc., para facilitar o seu acesso e a sua recuperação do texto.

7. Aplique o que você leu

Por fim, uma forma de ler melhor é aplicar o que você leu, ou seja, usar o conhecimento, a informação, a inspiração ou a diversão que você obteve com a leitura na sua vida pessoal, profissional ou acadêmica. Para aplicar o que você leu, você pode:

Compartilhar o texto, ou seja, indicar, recomendar, emprestar ou doar o texto para outras pessoas que possam se beneficiar ou se interessar pelo texto, e trocar ideias, opiniões, experiências ou impressões sobre o texto com elas.

Praticar o texto, ou seja, realizar atividades, exercícios, testes ou desafios relacionados ao texto, para verificar o seu aprendizado, aprofundar o seu conhecimento ou desenvolver as suas habilidades sobre o assunto do texto.

Criar a partir do texto, ou seja, produzir novos textos, projetos, obras ou soluções baseados no texto, para expressar a sua criatividade, originalidade ou inovação sobre o tema do texto.

Transformar-se pelo texto, ou seja, mudar a sua forma de pensar, sentir ou agir em relação ao texto, para ampliar a sua visão de mundo, a sua sensibilidade ou a sua atitude sobre o assunto do texto.

 

Ao aplicar o que você leu, você valoriza o seu investimento, o seu esforço e o seu prazer pela leitura, além de contribuir para o seu crescimento pessoal, profissional ou acadêmico.

Se você quer deseja fazer parte das pessoas que amam a educação, matricule-se agora em dos curso da Faspec.

Se você quer saber mais sobre esse assunto, clique aqui e conheça agora os nossos cursos da FASPEC, ou matricule-se agora e descubra um mundo de oportunidades

Contact Form Blog Faspec