Dicas de Estudos, Carreira e Vida Profissional no Blog da FASPEC

Confira dicas e artigos sobre Educação, Rotinas de Trabalho e Estudo, Carreiras Profissionais e Mais no Blog da FASPEC. Acesse agora!

Língua Inglesa Aplicada: Conscientização do processo de leitura

A língua inglesa é uma das mais faladas e estudadas no mundo. Mas você sabia que existem diferentes formas de aprender e compreender essa língua? Neste post, vamos explorar alguns conceitos que podem ajudá-lo a melhorar o seu domínio do inglês: as informações não lineares, os cognatos e os contextos.

O que são informações não lineares?

As informações não lineares são aquelas que não seguem uma ordem lógica ou cronológica, mas que podem ser organizadas de acordo com a relevância, a preferência ou a criatividade do autor. Por exemplo, em um texto não linear, você pode encontrar gráficos, tabelas, imagens, mapas, diagramas, listas, tópicos, legendas, notas de rodapé, etc. Esses elementos podem complementar, ilustrar ou resumir as informações apresentadas no texto.

Elas são muito comuns em textos acadêmicos, científicos, jornalísticos e publicitários, pois eles têm como objetivo transmitir uma mensagem de forma clara, objetiva e atraente. Por isso, é importante que você saiba como interpretar e utilizar essas informações para enriquecer o seu conhecimento e o seu vocabulário.

O que são cognatos?

Os cognatos são palavras que têm a mesma origem ou que são muito semelhantes em duas ou mais línguas. Por exemplo, as palavras “information” (inglês) e “informação” (português) são cognatas, pois elas vêm do latim “informatio”. Os cognatos podem ser uma ótima ferramenta para ampliar o seu vocabulário e facilitar a compreensão de textos em inglês, pois eles permitem que você reconheça o significado de muitas palavras sem precisar de um dicionário.

No entanto, é preciso ter cuidado com os falsos cognatos, que são palavras que parecem iguais, mas que têm significados diferentes. Por exemplo, a palavra “actually” (inglês) não significa “atualmente” (português), mas sim “na verdade” ou “realmente”. Os falsos cognatos podem causar confusão e mal-entendidos, por isso é importante que você verifique o contexto e o uso das palavras antes de assumir o seu significado.

O que são contextos?

Os contextos são as circunstâncias ou os fatores que influenciam a produção e a interpretação de um texto. Por exemplo, o contexto histórico, cultural, social, político, econômico, etc. Os contextos podem ajudá-lo a entender melhor o propósito, o público, o tom e o estilo de um texto, bem como as escolhas linguísticas do autor.

Também podem variar de acordo com o gênero, o formato, o canal e o meio de comunicação do texto. Por exemplo, um texto literário, um texto jornalístico, um texto publicitário e um texto acadêmico podem ter contextos diferentes, mesmo que tratem do mesmo assunto. Por isso, é importante que você adapte o seu modo de ler e de escrever de acordo com o contexto do texto.

Conclusão

Neste post, você aprendeu sobre três conceitos que podem ajudá-lo a melhorar o seu domínio da língua inglesa: as informações não lineares, os cognatos e os contextos. Esses conceitos podem ampliar o seu repertório linguístico, facilitar a sua compreensão de textos e estimular o seu pensamento crítico e criativo. Esperamos que você tenha gostado e que continue acompanhando o nosso blog para mais dicas e curiosidades sobre o inglês. Até a próxima!

Saiba sobre o nosso curso, matricule-se agora em nosso curso de Analises e Desenvolvimento de Sistema.

ou tire suas dúvidas com os nossos consultores:

Contact Form Blog Faspec