Frações – Aprenda como usar
2 min readVocê já deve ter ouvido expressões como “um terço”, “um quarto”, mas sabe como expressá-las numericamente? Os números usados para exprimir uma ou mais partes iguais de um todo são chamados de frações.
As frações são representadas por A/B, que são números naturais. A é denominado numerador e indica quantas partes a fração tem. E B é chamado de denominador e indica o número de partes em que dividimos cada unidade. Ex.: ¼, ½, etc.
Ainda não entendeu? Nós te explicamos na prática! Se você tem um bolo dividido em oito pedaços e come um, podemos dizer que comeu 1/8 do bolo.
Classificação das frações
As frações podem ser classificadas em própria, imprópria e aparente.
Chamamos de frações próprias aquelas cujo numerador é menor do que o denominador. Ex.: 2/3, ¼ e 3/5. Quando ocorre o inverso, ou seja, o numerador é maior ou igual ao denominador, chamamos de frações impróprias.
Nos casos em que o numerador é múltiplo do denominador, temos uma fração aparente.
Nomenclatura
Realizamos a nomenclatura das frações de acordo com o denominador. Para as frações com denominadores 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10 e 100 , temos nomenclaturas específicas. Confira:
– ½ : um meio
– 2/3: dois terços
– 5/4: cinco quartos
– 4/5: quatro quintos
– 2/6: dois sextos
– 3/7: três sétimos
– 4/8: quatro oitavos
– 3/9: três nonos
– 1/10: um décimo
– 5/100: cinco centésimos
Para os demais denominadores, utilizamos a palavra “avos”.Veja:
– 3/16: três dezesseis avos
– 8/45: oito quarenta e cinco avos
Também é possível ler a fração independente de seu denominador:
– 5/6: cinco sobre seis
– 1/9: um sobre nove
– 35/50: trinta e cinco sobre cinquenta
Agora que você já sabe tudo sobre fração está pronto para enfrentar as provas do Enem e vestibulares! Continue acompanhando o blog da UNIOrka e impulsione seus estudos.