Dicas de Estudos, Carreira e Vida Profissional no Blog da FASPEC

Confira dicas e artigos sobre Educação, Rotinas de Trabalho e Estudo, Carreiras Profissionais e Mais no Blog da FASPEC. Acesse agora!

Algoritmos e Lógica: Estruturas de Controle, Estruturas de Repetição

Aprenda o que são algoritmos e lógica, e como usar estruturas de controle e estruturas de repetição para criar programas eficientes e inteligentes.

estruturas

Você já se perguntou como os computadores funcionam? Como eles conseguem executar tarefas complexas, como jogar xadrez, reconhecer rostos ou traduzir idiomas? A resposta está nos algoritmos e na lógica.

Um algoritmo é uma sequência de passos ou instruções que resolve um problema ou realiza uma tarefa. Por exemplo, um algoritmo para fazer um bolo pode ser:

1 – Pré-aqueça o forno a 180°C.

2 – Misture os ingredientes secos em uma tigela.

3 – Adicione os ingredientes líquidos e mexa bem.

4 – Despeje a massa em uma forma untada.

5 – Asse por 25 minutos ou até que um palito saia limpo.

6 – Deixe esfriar e decore a gosto.

 

A lógica é a ciência que estuda os princípios do raciocínio correto e válido. Ela é usada para criar regras e condições que determinam o fluxo de um algoritmo. Por exemplo, se você quiser fazer um bolo de chocolate, você pode adicionar uma condição ao algoritmo anterior:

▷ Se o sabor do bolo for chocolate, adicione 3 colheres de sopa de cacau em pó aos ingredientes secos.

Para criar algoritmos e lógica, os programadores usam linguagens de programação, que são sistemas de símbolos e regras que permitem comunicar com os computadores. Existem muitas linguagens de programação, como Python, Java, C, Ruby, etc. Cada uma tem suas vantagens e desvantagens, mas todas seguem os mesmos conceitos básicos.

Um desses conceitos é o de estruturas de controle, que são blocos de código que alteram o fluxo de execução de um algoritmo, de acordo com as condições estabelecidas. As principais estruturas de controle são:

▷ Estruturas de decisão: permitem escolher entre duas ou mais alternativas, de acordo com uma condição. Por exemplo, se você quiser fazer um bolo de cenoura ou de laranja, você pode usar uma estrutura de decisão como esta:

 
Python

sabor = input(“Qual sabor de bolo você quer? Cenoura ou laranja? “)
if sabor == “cenoura”:
# algoritmo para fazer bolo de cenoura
elif sabor == “laranja”:
# algoritmo para fazer bolo de laranja
else:
print(“Sabor inválido.”)

▷ Estruturas de repetição: permitem repetir um bloco de código várias vezes, enquanto uma condição for verdadeira ou até que uma condição se torne verdadeira. Por exemplo, se você quiser fazer vários bolos, você pode usar uma estrutura de repetição como esta:

quantidade = int(input(“Quantos bolos você quer fazer? “))
contador = 0
while contador < quantidade:
# algoritmo para fazer um bolo
contador = contador + 1

As estruturas de controle são fundamentais para criar algoritmos e lógica, pois permitem criar programas mais dinâmicos, flexíveis e inteligentes. Elas também facilitam a organização e a manutenção do código, pois evitam a repetição desnecessária de instruções.

A educação na Grécia Clássica foi o berço da Pedagogia, a ciência que estuda os processos de ensino e aprendizagem. Neste post, você vai saber como era a educação na Grécia Clássica e qual era a função do pedagogo, o profissional que guiava os jovens na busca pelo conhecimento e pela virtude.

Contact Form Blog Faspec