A Linguagem de Modelagem Unificada (UML) é uma linguagem padrão para especificar, visualizar, construir e documentar os artefatos de um sistema de software. Ela foi criada em 1997 pela união de três métodos de modelagem existentes: o método Booch, o método OMT e o método OOSE. A UML é baseada no paradigma de orientação a objetos e permite representar os diferentes aspectos de um sistema, tais como: estrutura, comportamento, interação, requisitos, etc. A UML é composta por um conjunto de diagramas, cada um com uma finalidade específica, que podem ser usados em diferentes fases do ciclo de vida do software. Alguns dos diagramas mais comuns são: diagrama de classes, diagrama de casos de uso, diagrama de sequência, diagrama de atividades, diagrama de estados, diagrama de componentes e diagrama de implantação.
A UML tem como principais benefícios:
- Facilitar a comunicação entre os envolvidos no projeto de software, pois oferece uma linguagem comum e padronizada para expressar as ideias e os requisitos.
- Aumentar a qualidade do software, pois permite uma análise e um projeto mais claros, consistentes e completos, além de facilitar a verificação e a validação do sistema.
- Favorecer a reutilização de componentes, pois permite identificar e modularizar as partes comuns e as variações de um sistema.
- Apoiar o desenvolvimento iterativo e incremental, pois permite acompanhar as mudanças e os refinamentos do sistema ao longo do tempo.