Você sabe como surgiram as primeiras universidades?
As universidades são instituições de ensino superior que oferecem cursos de graduação, pós-graduação e pesquisa em diversas áreas do conhecimento. Mas você sabe como elas surgiram? E como era a educação universitária na idade média? Neste post, vamos explorar a história da educação: quando e como surgiram as primeiras universidades? como era a educação universitária na idade média? e mostrar como esse tema é importante para entendermos a evolução da educação ao longo dos séculos.
As origens das universidades
As origens das universidades remontam à antiguidade, quando existiam escolas filosóficas, academias e bibliotecas que reuniam sábios e estudiosos de diferentes campos do saber. Porém, as primeiras universidades, no sentido moderno do termo, surgiram na Europa entre os séculos XI e XIII, como resultado da expansão do comércio, das cidades, da cultura e da religião.
As primeiras universidades eram associações de mestres e alunos que se organizavam para ensinar e aprender, sem depender de uma autoridade externa. Elas recebiam o nome de universitas, que significa “corporação” ou “comunidade” em latim. As universidades tinham autonomia para definir seus currículos, seus métodos, seus exames e seus diplomas. Elas também gozavam de privilégios e isenções concedidos pelo papa ou pelo imperador.
Essas primeiras universidades se dedicavam principalmente ao ensino das artes liberais, que eram divididas em dois grupos: o trivium (gramática, retórica e lógica) e o quadrivium (aritmética, geometria, música e astronomia). Além disso, havia também o ensino das chamadas ciências superiores, que eram: teologia, direito e medicina.
As primeiras universidades que se destacaram na Europa foram: Bolonha (Itália), fundada em 1088; Paris (França), fundada em 1150; Oxford (Inglaterra), fundada em 1167; e Salamanca (Espanha), fundada em 1218.
A educação universitária na idade média
A educação universitária na idade média era baseada na leitura, na interpretação e na discussão de textos clássicos, principalmente de autores gregos e latinos, como Aristóteles, Platão, Cícero e Sêneca. Esses textos eram comentados e explicados pelos mestres, que usavam a dialética, ou seja, a arte de argumentar, para ensinar e debater com os alunos.
Os alunos, por sua vez, tinham que memorizar, recitar e reproduzir os ensinamentos dos mestres, além de participar de exercícios e disputas orais. Os alunos também tinham que escrever teses e dissertações, que eram avaliadas por uma banca de examinadores. Os alunos que se destacavam podiam se tornar mestres e lecionar nas universidades ou em outras instituições.
A educação universitária na idade média era restrita a uma elite intelectual, formada por homens, em sua maioria clérigos ou nobres. As mulheres eram excluídas das universidades, salvo raras exceções. A educação universitária também era influenciada pela religião, que impunha limites e censuras ao pensamento crítico e à liberdade de expressão.
Conclusão
As universidades são instituições fundamentais para o desenvolvimento da ciência, da cultura e da sociedade. Neste post, vimos como a história da educação: quando e como surgiram as primeiras universidades? como era a educação universitária na idade média? nos ajuda a compreender a origem e a evolução dessas instituições ao longo dos tempos. Esperamos que você tenha gostado deste conteúdo, e que ele tenha despertado a sua curiosidade para conhecer mais sobre a história da educação. Se você quer saber mais sobre esse tema, confira os nossos cursos de Pedagogia EAD. Até a próxima!