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Como planejar a educação de forma crítica e transformadora

Você já se perguntou qual é o sentido e a importância do planejamento na educação? Como o planejamento pode contribuir para a qualidade do ensino e da aprendizagem, para a formação dos educadores e dos educandos, para a organização da escola e para a transformação da sociedade? Neste artigo, vamos abordar a concepção de planejamento numa perspectiva crítica da educação, a partir de seus aspectos teóricos e práticos. Acompanhe!

O que é o planejamento na educação?

O planejamento na educação é o processo de reflexão, previsão, decisão e ação sobre os objetivos, os conteúdos, as metodologias, os recursos, os critérios e os instrumentos da prática educativa. O planejamento envolve diferentes níveis, como o planejamento educacional, que se refere às políticas e diretrizes gerais da educação nacional, estadual e municipal; o planejamento escolar, que se refere ao projeto político-pedagógico da escola, que define sua identidade, sua proposta e sua organização; e o planejamento de ensino, que se refere ao plano de curso, de unidade e de aula, que define os elementos específicos de cada disciplina, área ou segmento.

Qual é a concepção de planejamento numa perspectiva crítica da educação?

A concepção de planejamento numa perspectiva crítica da educação é aquela que entende o planejamento como um instrumento de intervenção na realidade, que visa a superação das contradições, das desigualdades e das injustiças sociais, por meio de uma educação emancipadora, democrática e transformadora. Essa concepção se baseia nos princípios da pedagogia crítica, que tem como principais expoentes Paulo Freire, Moacir Gadotti, Miguel Arroyo, entre outros.

A concepção de planejamento numa perspectiva crítica da educação se diferencia das concepções tradicionais, que entendem o planejamento como um instrumento de reprodução da realidade, que visa a manutenção do status quo, por meio de uma educação alienante, autoritária e conservadora. Essas concepções se baseiam nos princípios da pedagogia tradicional, que tem como principais expoentes Herbart, Tyler, Bloom, entre outros.

Quais são os aspectos teóricos e práticos do planejamento numa perspectiva crítica da educação?

Os aspectos teóricos e práticos do planejamento numa perspectiva crítica da educação são aqueles que orientam e fundamentam o processo de planejar, de acordo com os pressupostos da pedagogia crítica. Entre esses aspectos, podemos destacar:

  • – O planejamento é dialógico, ou seja, é construído coletivamente, com a participação de todos os sujeitos envolvidos na prática educativa, como professores, alunos, gestores, funcionários, pais e comunidade, respeitando suas diferenças, suas opiniões, seus saberes e seus interesses.
    – O planejamento é problematizador, ou seja, parte da análise crítica da realidade, identificando os problemas, as causas, as consequências e as alternativas de solução, e propondo ações que possam contribuir para a transformação da realidade, de forma consciente, criativa e responsável.
    – O planejamento é flexível, ou seja, permite a adaptação, a revisão, a avaliação e a reorientação do planejamento, de acordo com as necessidades, as demandas, as possibilidades e as limitações da prática educativa, sem perder de vista os objetivos e os valores da educação crítica.
    – O planejamento é contextualizado, ou seja, leva em conta o contexto histórico, social, cultural, político, econômico e ambiental em que se insere a prática educativa, buscando estabelecer a relação entre o conhecimento e a realidade, entre a teoria e a prática, entre a escola e a sociedade.

Conclusão

Como vimos, o planejamento na educação é um processo fundamental para a qualidade e a eficácia da prática educativa. A concepção de planejamento numa perspectiva crítica da educação é aquela que entende o planejamento como um instrumento de intervenção na realidade, que visa a superação das contradições, das desigualdades e das injustiças sociais, por meio de uma educação emancipadora, democrática e transformadora. Os aspectos teóricos e práticos do planejamento numa perspectiva crítica da educação são aqueles que orientam e fundamentam o processo de planejar, de acordo com os pressupostos da pedagogia crítica.

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