Características dos gêneros literários: você sabe quais são? Aprenda aqui!
4 min readA literatura é uma forma de arte que utiliza a linguagem escrita para expressar sentimentos, ideias, histórias e visões de mundo. A literatura pode ser dividida em diferentes gêneros literários, que são categorias que agrupam as obras de acordo com as suas características formais e temáticas. Mas você sabe quais são as características dos gêneros literários? Você consegue identificar e diferenciar os principais gêneros que existem na literatura? Neste post, vamos te mostrar as características dos gêneros literários mais comuns, com exemplos de obras e autores que se enquadram em cada um deles. Além disso, vamos te explicar por que é importante conhecer os gêneros literários e como eles podem enriquecer a sua leitura e a sua escrita. Vamos lá?
Quais são as características dos gêneros literários?
Os gêneros literários são formas de classificar as obras literárias de acordo com as suas semelhanças e diferenças. Existem diversos critérios para definir os gêneros literários, mas uma das formas mais tradicionais é a que divide a literatura em três grandes gêneros: lírico, épico e dramático. Cada um desses gêneros possui subgêneros, que são variações que apresentam características específicas. Veja quais são as características dos gêneros literários principais e alguns dos seus subgêneros:
- Gênero lírico: é o gênero que expressa os sentimentos e as emoções do autor ou do narrador, que geralmente se confundem. O gênero lírico utiliza uma linguagem poética, que explora os recursos sonoros, visuais e simbólicos da língua. O gênero lírico pode ser encontrado em obras como poemas, canções, sonetos, odes, elegias, etc. Alguns exemplos de autores e obras do gênero lírico são: Carlos Drummond de Andrade, com o livro “A Rosa do Povo”; Vinicius de Moraes, com o livro “Antologia Poética”; e Cecília Meireles, com o livro “Romanceiro da Inconfidência”.
- Gênero épico: é o gênero que narra as ações e os feitos de um ou mais personagens, que se envolvem em situações de conflito, aventura, romance, etc. O gênero épico utiliza uma linguagem narrativa, que descreve os fatos, os cenários e os diálogos dos personagens. O gênero épico pode ser encontrado em obras como romances, contos, crônicas, fábulas, epopeias, etc. Alguns exemplos de autores e obras do gênero épico são: Machado de Assis, com o livro “Dom Casmurro”; Clarice Lispector, com o livro “A Hora da Estrela”; e José de Alencar, com o livro “Iracema”.
- Gênero dramático: é o gênero que representa as ações e os conflitos dos personagens por meio de diálogos, sem a presença de um narrador. O gênero dramático utiliza uma linguagem teatral, que indica as falas, os gestos e as expressões dos personagens, bem como as indicações cênicas. O gênero dramático pode ser encontrado em obras como peças de teatro, roteiros de cinema, novelas, etc. Alguns exemplos de autores e obras do gênero dramático são: Nelson Rodrigues, com a peça “Vestido de Noiva”; Ariano Suassuna, com a peça “O Auto da Compadecida”; e William Shakespeare, com a peça “Romeu e Julieta”.
Por que é importante conhecer os gêneros literários?
Conhecer os gêneros literários é importante por vários motivos. Primeiro, porque os gêneros literários nos ajudam a compreender melhor as obras que lemos, identificando as suas características, os seus objetivos e os seus efeitos. Segundo, porque os gêneros literários nos ajudam a escolher as obras que queremos ler, de acordo com os nossos interesses, gostos e necessidades. Terceiro, porque os gêneros literários nos ajudam a escrever melhor, pois nos fornecem modelos e referências para criarmos os nossos próprios textos, seja para fins acadêmicos, profissionais ou pessoais.
Conclusão
Neste post, você aprendeu as características dos gêneros literários e como eles podem ser úteis para a sua leitura e a sua escrita. Esperamos que essas informações sejam valiosas para você ampliar o seu conhecimento e o seu prazer pela literatura.
Se você gostou deste post, compartilhe com os seus amigos nas redes sociais e deixe o seu comentário abaixo. E se você quer saber mais sobre literatura e outras áreas do conhecimento, continue acompanhando o nosso blog. Até mais!