A Evolução da Mulher no Mercado de Trabalho
2 min readA década de 70 datou o início da inserção da mulher no mercado de trabalho. Antes, a mulher era vista apenas com obrigações relacionadas ao matrimônio, casa e ao cuidado com os filhos. Felizmente, essa idealização ficou para trás e as mulheres finalmente conseguem ser independentes e buscar os próprios sonhos e objetivos.
Agora, a mulher não só faz parte da família, como também a lidera, sendo a provedora do lar. O processo lento mas crescente é resultado da maior parcela da população ser composta por mulheres, o que naturalmente impulsionou a busca por qualificação, aumentando assim seu poder aquisitivo e sua participação no mercado de trabalho. No entanto, as mulheres ainda sofrem com desigualdade salarial apenas por serem mulheres.
O aumento no nível de instrução da população feminina caminha lado a lado com a inserção das mulheres em cargos antes ocupados apenas por homens. Hoje, vemos mulheres ocupando cargos de chefia em grandes empresas, ocupam o tribunal superior, ministérios, pilotam jatos, estão em organizações de pesquisa e tecnologia, comandam tropas.
A capacidade da mulher em trabalhar com a diversidade e processos multifuncionais é um fator diferencial, pois assim é possível reunir uma equipe de trabalho que valoriza a heterogeneidade, resultando em soluções variadas e criativas para problemas aparentemente impossíveis de resolver, devido a cooperação e sensibilidade da mulher para com os outros.
O estudo “Força de Trabalho 2000: Trabalho e Trabalhadores para o século XXl” feito pelo Hudson Institute, dos Estados Unidos, afirma que as mulheres ocuparão cada vez mais os cargos de liderança de empresas e que essa é uma tendência global. O que se espera é que as mulheres ultrapassem os homens em números nos postos de trabalho. Isso pode representar o fim de uma era hierárquica empresarial criada pelos homens na época da Era Industrial.
O desafio atual, porém, é o de equivalência salarial entre homens e mulheres, pois o público feminino já mostrou que é mais do que capaz de exercer as mesmas funções que os homens e de conquistar o que desejam.
Minha mãe e minha avó teve quem aprender a empreender pois na época delas o mercado de trabalho era muito pior do que é hoje…
Excelente artigo.
Vlw
Olá, Layonel. Que bom que gostou do nosso artigo!