Dicas de Estudos, Carreira e Vida Profissional no Blog da FASPEC

Confira dicas e artigos sobre Educação, Rotinas de Trabalho e Estudo, Carreiras Profissionais e Mais no Blog da FASPEC. Acesse agora!

3 tipos de delineamentos científicos que você precisa conhecer

Você já se perguntou como os pesquisadores em educação produzem conhecimento sobre os fenômenos educacionais? Quais são as formas de investigar e analisar os dados sobre as práticas pedagógicas, os processos de ensino e aprendizagem, as políticas educacionais, entre outros temas relevantes para a área? A resposta para essas questões está na metodologia de pesquisa na educação, que é o conjunto de princípios, procedimentos e técnicas que orientam o planejamento, a execução e a comunicação das pesquisas em educação.

pesquisa

Jean Piaget

A metodologia de pesquisa na educação é um campo amplo e diverso, que abrange diferentes abordagens, paradigmas e perspectivas teóricas.

No entanto, uma forma de classificar as metodologias de pesquisa na educação é a partir dos tipos de delineamentos científicos, que são as estratégias de organização e condução da pesquisa, de acordo com os objetivos, as hipóteses, as variáveis e os métodos de coleta e análise de dados.

Neste texto, vamos apresentar três tipos de delineamentos científicos que são muito utilizados na pesquisa em educação: o estudo de caso, o estudo etnográfico e a pesquisa-participante. Esses delineamentos são considerados qualitativos, pois se baseiam na compreensão aprofundada e contextualizada dos fenômenos educacionais, a partir da perspectiva dos sujeitos envolvidos. Além disso, esses delineamentos são flexíveis, dinâmicos e adaptáveis às especificidades de cada situação de pesquisa.

Estudo de caso:

O estudo de caso é um delineamento científico que consiste em investigar um fenômeno educacional específico, delimitado e complexo, dentro de seu contexto real. O objetivo do estudo de caso é compreender o fenômeno em sua singularidade e riqueza de detalhes, a partir de múltiplas fontes de evidência, como documentos, entrevistas, observações, questionários, entre outras. O estudo de caso pode ser exploratório, descritivo ou explicativo, dependendo do grau de conhecimento prévio sobre o fenômeno e da natureza da questão de pesquisa.

Um exemplo de estudo de caso na educação é este trabalho (cliquei aqui pra ver), que investigou as concepções e as práticas de avaliação da aprendizagem de professores de uma escola pública de ensino fundamental. O autor realizou entrevistas semiestruturadas com os professores, observações de aulas e análise de documentos, como planos de ensino, provas e boletins. A partir da análise dos dados, o autor identificou as principais características, dificuldades e desafios da avaliação da aprendizagem na escola, bem como as possibilidades de melhoria e de formação continuada dos professores.

Estudo etnográfico

O estudo etnográfico é um delineamento científico que consiste em descrever e interpretar a cultura de um grupo social, a partir da observação participante e da interação prolongada com os membros do grupo. O objetivo do estudo etnográfico é compreender os significados, as crenças, os valores, as normas e as práticas que caracterizam o modo de vida de um grupo, a partir de uma perspectiva emic, ou seja, a partir da visão dos próprios sujeitos. O estudo etnográfico requer um envolvimento intenso e reflexivo do pesquisador, que deve registrar suas impressões, sentimentos e experiências em um diário de campo.

Um exemplo de estudo etnográfico na educação é um trabalho que descreva e analise a cultura escolar de uma escola pública de ensino médio, localizada em uma área de vulnerabilidade social. O autor poderá realizar observações participantes durante um ano letivo, acompanhando as atividades de alunos, professores, gestores e funcionários. Também poderá realizar entrevistas, grupos focais e análise de documentos, como projetos pedagógicos, regimentos escolares e planos de ação. A partir da análise dos dados, o autor poderá revelar, por exemplo, as tensões, os conflitos, as resistências e as negociações que permeiam as relações entre os diferentes atores da escola, bem como as implicações para o processo educativo.

Pesquisa-participante

A pesquisa-participante é um delineamento científico que consiste em envolver os sujeitos da pesquisa como co-pesquisadores, em um processo dialógico, crítico e emancipatório de produção de conhecimento. O objetivo da pesquisa-participante é promover a transformação social, a partir da problematização, da conscientização e da ação dos sujeitos sobre a realidade em que vivem. A pesquisa-participante requer uma postura ética, política e comprometida do pesquisador, que deve respeitar a autonomia, a diversidade e a participação dos sujeitos. A pesquisa-participante utiliza métodos participativos, como oficinas, rodas de conversa, grupos operativos, entre outros.

Um exemplo de pesquisa-participante na educação é um trabalho que desenvolva um projeto de formação de professores de uma escola pública de ensino médio, com base na metodologia da pesquisa-ação. O autor pode realizar reuniões periódicas com os professores, nas quais foram discutidos os problemas, as necessidades e as expectativas dos docentes em relação à sua prática pedagógica. A partir dessas discussões, podem ser planejadas, executadas e avaliadas ações de formação, como cursos, oficinas, seminários, entre outras. A partir da análise dos dados, o autor também poderá avaliar os impactos do projeto na melhoria da qualidade do ensino, na valorização profissional dos professores e na participação democrática da comunidade escolar.

Conclusão

Neste texto, apresentamos três tipos de delineamentos científicos que são muito utilizados na pesquisa em educação: o estudo de caso, o estudo etnográfico e a pesquisa-participante. Esses delineamentos são qualitativos, pois se baseiam na compreensão aprofundada e contextualizada dos fenômenos educacionais, a partir da perspectiva dos sujeitos envolvidos. Além disso, esses delineamentos são flexíveis, dinâmicos e adaptáveis às especificidades de cada situação de pesquisa.

Esperamos que este texto tenha contribuído para você entender o que é metodologia de pesquisa na educação e conhecer alguns dos seus principais delineamentos científicos. Se você se interessou pelo assunto e quer saber mais, sugerimos que você conheça a graduação em Pedagogia da Faspec!

ou fale com nossos consultores para saber mais sobre o curso

Contact Form Blog Faspec