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Como entender o que é metodologia de pesquisa na educação?

metodologia de pesquisa

Essas questões estão relacionadas ao que se chama de metodologia de pesquisa na educação, um campo de estudo que busca compreender e explicar os diferentes modos de fazer pesquisa em educação.

A metodologia de pesquisa na educação é a ciência que estuda os métodos de pesquisa aplicados à educação, ou seja, as formas de planejar, executar e comunicar uma investigação científica sobre um problema educacional. A metodologia de pesquisa na educação envolve aspectos como:

  • A definição do problema de pesquisa, os objetivos, as hipóteses e as questões de pesquisa;
  • A escolha do referencial teórico que sustenta a pesquisa, ou seja, as teorias, conceitos e autores que embasam o estudo;
  • A seleção da abordagem de pesquisa, que pode ser qualitativa, quantitativa ou mista, dependendo da natureza do problema, dos objetivos e das hipóteses;
  • A definição do método de pesquisa, que é a forma de coletar, organizar e analisar os dados, como por exemplo, o método experimental, o método histórico, o método etnográfico, o método estatístico, entre outros;
  • A escolha das técnicas e dos instrumentos de pesquisa, que são os meios de obter e registrar os dados, como por exemplo, a observação, a entrevista, o questionário, o teste, o documento, etc;
  • A elaboração do projeto de pesquisa, que é o documento que apresenta e justifica todos os elementos da pesquisa, seguindo as normas científicas;
  • A execução da pesquisa, que é a realização das atividades previstas no projeto, como a coleta, o tratamento e a análise dos dados;
  • A redação do relatório de pesquisa, que é o texto que comunica os resultados e as conclusões da pesquisa, seguindo as normas científicas.

As abordagens da pesquisa em educação são as formas de conceber e conduzir uma pesquisa, de acordo com os pressupostos epistemológicos, ontológicos e axiológicos que orientam o pesquisador. As abordagens da pesquisa em educação podem ser classificadas em três grandes grupos: a abordagem positivista, a abordagem interpretativa e a abordagem crítica.

A abordagem positivista é aquela que busca explicar os fenômenos educacionais a partir de leis gerais e universais, baseadas na observação empírica e na experimentação controlada. O positivismo assume que a realidade é objetiva, independente do sujeito que a observa, e que o conhecimento é neutro, livre de valores e interesses. O positivismo utiliza métodos quantitativos de pesquisa, como o método experimental, o método correlacional e o método estatístico, e técnicas como o teste, o questionário e a análise de dados numéricos. O positivismo busca a generalização, a previsão e a causalidade dos fenômenos educacionais.

A abordagem interpretativa é aquela que busca compreender os fenômenos educacionais a partir da perspectiva dos sujeitos envolvidos, considerando o contexto histórico, cultural e social em que eles estão inseridos. O interpretativismo assume que a realidade é subjetiva, construída pelo sujeito que a observa, e que o conhecimento é relativo, dependente de valores e interesses. O interpretativismo utiliza métodos qualitativos de pesquisa, como o método histórico, o método etnográfico e o método fenomenológico, e técnicas como a observação, a entrevista e a análise de documentos. O interpretativismo busca a compreensão, a descrição e a interpretação dos fenômenos educacionais.

A abordagem crítica

A abordagem crítica é aquela que busca transformar os fenômenos educacionais a partir de uma análise crítica da realidade, denunciando as contradições, as desigualdades e as injustiças sociais. O criticismo assume que a realidade é dialética, resultado de conflitos e lutas entre grupos sociais, e que o conhecimento é emancipatório, comprometido com a mudança social. O criticismo utiliza métodos dialéticos de pesquisa, como o método marxista, o método freireano e o método feminista, e técnicas como a pesquisa-ação, a pesquisa participante e a análise de discurso. O criticismo busca a emancipação, a transformação e a ação dos sujeitos educacionais.

Como escolher a abordagem adequada para a sua pesquisa em educação?

A escolha da abordagem de pesquisa em educação depende de vários fatores, como o problema de pesquisa, os objetivos, as hipóteses, o referencial teórico, o público-alvo, os recursos disponíveis, entre outros. Não há uma abordagem melhor ou pior do que as outras, mas sim uma abordagem mais ou menos adequada para cada situação. Por isso, é importante que o pesquisador conheça as características, as vantagens e as limitações de cada abordagem, e que seja capaz de justificar a sua escolha, demonstrando coerência e consistência entre os elementos da pesquisa.

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu o que é metodologia de pesquisa na educação, quais são as principais abordagens da pesquisa em educação, seus pressupostos, métodos e prática, e como escolher a abordagem adequada para a sua pesquisa em educação. 

Esperamos que este texto tenha contribuído para ampliar o seu conhecimento sobre esse tema, e que tenha despertado o seu interesse e a sua curiosidade para aprofundar os seus estudos.

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