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Você sabe quais são as etapas do planejamento didático?

O planejamento didático é uma das atividades mais importantes para o professor, pois é o momento em que ele define os objetivos, os conteúdos, as metodologias, os recursos, os critérios e os instrumentos da sua prática educativa. Mas você sabe quais são as etapas do planejamento didático e como realizá-las? Neste artigo, vamos explicar o que é o planejamento didático, quais são as suas etapas e como fazer cada uma delas. Acompanhe!

O que é o planejamento didático?

O planejamento didático é o processo de reflexão, previsão, decisão e ação sobre os elementos da prática educativa, que visa a garantir a qualidade do ensino e da aprendizagem. O planejamento didático envolve diferentes níveis, como:

– O planejamento educacional, que se refere às políticas e diretrizes gerais da educação nacional, estadual e municipal, que orientam os objetivos, os conteúdos, as metodologias e a avaliação da educação básica.

– O planejamento escolar, que se refere ao projeto político-pedagógico da escola, que define a sua identidade, a sua proposta e a sua organização, de acordo com o contexto e a realidade em que se insere.

– O planejamento de ensino, que se refere ao plano de curso, de unidade e de aula, que define os elementos específicos de cada disciplina, área ou segmento, de acordo com o currículo e o projeto político-pedagógico da escola.

Quais são as etapas do planejamento didático?

As etapas do planejamento didático são as fases que o professor deve seguir para elaborar o seu plano de ensino, que é o documento que registra as decisões e as ações previstas para a sua prática educativa. As etapas do planejamento didático são:

– Diagnóstico: é a etapa em que o professor analisa a realidade da sua turma, levando em conta as características, as necessidades, os interesses, as dificuldades, as potencialidades e os saberes prévios dos alunos, bem como os recursos disponíveis e as condições da escola.

– Objetivos: é a etapa em que o professor define os resultados esperados do processo de ensino e aprendizagem, ou seja, o que os alunos devem saber, fazer e ser ao final de cada etapa, de acordo com as competências gerais e específicas da educação básica.

– Conteúdos: é a etapa em que o professor seleciona e organiza os conhecimentos, as habilidades e as atitudes que serão trabalhados nas aulas, de acordo com os objetivos, os eixos temáticos e as áreas de conhecimento do currículo.

– Metodologias: é a etapa em que o professor escolhe e planeja as estratégias de ensino e de aprendizagem que serão utilizadas nas aulas, de acordo com os conteúdos, os objetivos e as características dos alunos, buscando promover a participação, a interação, a reflexão, a problematização, a criatividade e a autonomia dos alunos.

– Recursos: é a etapa em que o professor seleciona e prepara os materiais e os meios que serão utilizados nas aulas, de acordo com as metodologias, os conteúdos e os objetivos, buscando diversificar, enriquecer e dinamizar as aulas e as atividades.

– Avaliação: é a etapa em que o professor define os critérios e os instrumentos que serão utilizados para verificar se os objetivos foram alcançados, se os conteúdos foram assimilados, se as metodologias foram adequadas e se os recursos foram suficientes, bem como para identificar as dificuldades, as necessidades, os avanços e as possibilidades de melhoria do processo de ensino e aprendizagem.

Como fazer cada etapa do planejamento didático?

Para fazer cada etapa do planejamento didático, o professor pode seguir algumas dicas, como:

– Diagnóstico: o professor pode utilizar diferentes fontes de informação, como os dados da matrícula, os históricos escolares, os questionários, as entrevistas, as observações, os testes, etc., para conhecer melhor os seus alunos e a sua realidade.

– Objetivos: o professor pode utilizar verbos no infinitivo, que expressem ações observáveis e mensuráveis, como identificar, analisar, comparar, resolver, criar, etc., para formular os objetivos, que devem ser claros, específicos, realistas e desafiadores.

– Conteúdos: o professor pode utilizar os documentos oficiais, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), os Referenciais Curriculares Nacionais (RCNs), etc., para selecionar e organizar os conteúdos, que devem ser relevantes, significativos, atualizados e contextualizados.

– Metodologias: o professor pode utilizar diferentes formas de ensinar e de aprender, como aulas expositivas, dialogadas, demonstrativas, experimentais, investigativas, projetos, problemas, situações reais, etc., para planejar as metodologias, que devem ser variadas, coerentes, motivadoras e participativas.

– Recursos: o professor pode utilizar diferentes tipos de materiais e de meios, como livros, textos, imagens, vídeos, áudios, jogos, brinquedos, materiais concretos, recursos digitais, etc., para selecionar e preparar os recursos, que devem ser adequados, acessíveis, funcionais e estimulantes.

– Avaliação: o professor pode utilizar diferentes formas de verificar e de acompanhar o processo de ensino e aprendizagem, como provas, trabalhos, relatórios, portfólios, autoavaliação, heteroavaliação, coavaliação, etc., para definir os critérios e os instrumentos de avaliação, que devem ser válidos, confiáveis, transparentes e formativos.

Conclusão

Como vimos, o planejamento didático é um processo essencial para o professor, que deve seguir as etapas de diagnóstico, objetivos, conteúdos, metodologias, recursos e avaliação, para elaborar o seu plano de ensino, que é o documento que registra as decisões e as ações previstas para a sua prática educativa. O planejamento didático visa a garantir a qualidade do ensino e da aprendizagem, de acordo com os princípios da educação básica.

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