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Como Rousseau e Kant mudaram a forma de pensar a educação na modernidade

Você já se perguntou como a educação se transformou na modernidade? Como os pensadores dessa época conceberam o papel da escola, do professor e do aluno na formação do cidadão? Quais foram as influências e as diferenças entre as propostas pedagógicas de Rousseau e Kant, dois dos maiores filósofos da história? Neste artigo, vamos responder essas questões e mostrar como Rousseau e Kant defenderam a ideia de que a educação deve ser baseada na autoridade do dever, ou seja, na capacidade do homem de agir por princípios racionais e morais, e não por interesses ou paixões. Acompanhe!

O contexto histórico da modernidade

A modernidade foi um período histórico que se iniciou no século XV e se estendeu até o século XVIII, marcado por profundas transformações culturais, políticas, econômicas, sociais e científicas. Entre os principais acontecimentos desse período, podemos destacar:

O Renascimento, que foi um movimento artístico e cultural que resgatou os valores da Antiguidade Clássica e valorizou o homem, a natureza, a razão e a ciência.
A Reforma Protestante, que foi um movimento religioso que contestou a autoridade da Igreja Católica e defendeu a livre interpretação da Bíblia e a salvação pela fé.
A Revolução Científica, que foi um movimento intelectual que desenvolveu novos métodos e teorias para explicar os fenômenos naturais, baseados na observação, na experimentação e na matemática.
O Iluminismo, que foi um movimento filosófico que criticou o absolutismo, o dogmatismo e o obscurantismo, e defendeu a liberdade, a tolerância, o progresso e a felicidade humana.
As Revoluções Burguesas, que foram movimentos políticos que derrubaram as monarquias absolutistas e estabeleceram regimes democráticos, baseados nos direitos naturais, na soberania popular e na separação de poderes.

A educação na modernidade

A educação na modernidade foi influenciada por todos esses acontecimentos, que provocaram uma mudança de paradigma na forma de pensar o homem, o mundo e a sociedade. A educação na modernidade apresentou as seguintes características:

  • – Secularização: a educação se desvinculou da religião e se tornou laica, ou seja, independente de qualquer dogma ou autoridade eclesiástica.
    – Universalização: a educação se expandiu para todos os segmentos da sociedade e se tornou um direito humano, garantido por leis e constituições.
    – Racionalização: a educação se baseou na razão e na ciência, como fontes de conhecimento e de crítica, e não na tradição ou na revelação.
    – Humanização: a educação se voltou para o desenvolvimento integral do homem, em suas dimensões física, intelectual, moral e social, e não apenas para a transmissão de conteúdos ou habilidades.
    – Emancipação: a educação se propôs a formar cidadãos livres, conscientes, responsáveis e participativos, capazes de transformar a realidade e de buscar a sua felicidade.

As contribuições de Rousseau e Kant para a pedagogia

Rousseau e Kant foram dois dos principais filósofos da modernidade, que se dedicaram ao tema da educação e que influenciaram a pedagogia de forma decisiva. Ambos defenderam a ideia de que a educação deve ser baseada na autoridade do dever, ou seja, na capacidade do homem de agir por princípios racionais e morais, e não por interesses ou paixões. No entanto, eles tinham concepções diferentes sobre o que era o dever e como ele deveria ser ensinado. Vejamos as principais ideias de cada um:

Rousseau:

foi o autor do livro Emílio, ou Da Educação, que é considerado um dos clássicos da pedagogia moderna. Rousseau defendia uma educação natural, que respeitasse o ritmo, o interesse e a liberdade da criança, e que a protegesse das influências negativas da sociedade. Para ele, o dever era a expressão da vontade geral, que é a vontade do povo, que busca o bem comum. Rousseau propunha uma educação cívica, que formasse o homem para a vida em sociedade, e que o ensinasse a obedecer à lei, que é a manifestação da vontade geral.

Rousseau

Kant:

foi o autor do livro Sobre a Pedagogia, que é considerado um dos fundamentos da pedagogia crítica. Kant defendia uma educação iluminista, que desenvolvesse a razão, a autonomia e a moralidade da criança, e que a preparasse para o exercício da cidadania. Para ele, o dever era a expressão do imperativo categórico, que é a lei moral, que obriga o homem a agir de forma universal e incondicional. Kant propunha uma educação moral, que formasse o homem para a vida ética, e que o ensinasse a agir por dever, e não por inclinação.

kant

Conclusão

Como vimos, Rousseau e Kant foram dois filósofos que mudaram a forma de pensar a educação na modernidade, ao defenderem a ideia de que a educação deve ser baseada na autoridade do dever. Eles contribuíram para a pedagogia com suas propostas de educação natural, cívica, iluminista e moral, que visavam formar o homem como um ser racional, livre e virtuoso.

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