Dicas de Estudos, Carreira e Vida Profissional no Blog da FASPEC

Confira dicas e artigos sobre Educação, Rotinas de Trabalho e Estudo, Carreiras Profissionais e Mais no Blog da FASPEC. Acesse agora!

A didática e as teorizações sobre educação: o que você precisa saber

Você sabe o que é didática e qual é a sua importância para a educação? A didática é a disciplina que estuda os fundamentos, as condições e os modos de realização do ensino e da aprendizagem. Ela é essencial para a formação e a atuação dos professores, pois orienta as suas decisões e ações pedagógicas. Neste artigo, vamos explicar o que é a didática, como ela se relaciona com as teorizações sobre educação e como ela pode contribuir para a melhoria da qualidade do ensino. Acompanhe!

O que é didática?

A palavra didática vem do grego didaktiké, que significa arte ou técnica de ensinar. A didática é, portanto, a ciência que investiga os princípios, os métodos, as técnicas e os recursos que são utilizados no processo de ensino e de aprendizagem. Ela abrange tanto os aspectos teóricos quanto os práticos da educação, buscando compreender e aperfeiçoar as relações entre os sujeitos (professores e alunos), os conteúdos (saberes e valores) e os contextos (escolares e sociais) envolvidos na educação.

A didática não é uma disciplina isolada, mas sim integrada às demais áreas do conhecimento pedagógico, como a filosofia, a sociologia, a psicologia, a história e a política da educação. Ela também dialoga com as diferentes áreas do conhecimento específico, como as ciências naturais, as ciências humanas, as linguagens, as artes, etc. A didática é, assim, uma disciplina interdisciplinar, que articula as diversas dimensões da educação.

Como a didática se relaciona com as teorizações sobre educação?

A didática não é uma disciplina neutra, mas sim influenciada pelas diferentes teorizações sobre educação, que são as concepções, as correntes, as tendências e as abordagens que orientam o pensamento e a prática educativa. As teorizações sobre educação refletem as visões de mundo, os valores, os interesses e os objetivos dos diversos grupos e movimentos sociais que atuam na educação.

As teorizações sobre educação podem ser classificadas em três grandes grupos, de acordo com o seu grau de compromisso com a transformação social: as teorizações tradicionais, as teorizações críticas e as teorizações pós-críticas. As teorizações tradicionais são aquelas que defendem a manutenção da ordem social vigente, baseada na dominação, na desigualdade e na exclusão. As teorizações críticas são aquelas que propõem a superação da ordem social vigente, buscando a emancipação, a igualdade e a inclusão dos sujeitos. As teorizações pós-críticas são aquelas que questionam as certezas e as verdades absolutas das teorizações anteriores, valorizando a diversidade, a pluralidade e a complexidade dos sujeitos.

A didática se relaciona com as teorizações sobre educação, pois elas determinam os pressupostos, os objetivos, os conteúdos, os métodos, as técnicas e os recursos que são adotados no processo de ensino e de aprendizagem. A didática, por sua vez, também influencia as teorizações sobre educação, pois ela oferece subsídios para a análise, a avaliação e a reformulação das concepções e das práticas educativas.

Como a didática pode contribuir para a melhoria da qualidade do ensino?

A didática pode contribuir para a melhoria da qualidade do ensino, pois ela possibilita a reflexão, a crítica e a criatividade dos professores, que são os principais agentes da educação. A didática permite que os professores compreendam os fundamentos, as condições e os modos de realização do ensino e da aprendizagem, e que sejam capazes de planejar, executar e avaliar as suas ações pedagógicas, de forma coerente, consistente e eficaz.

A didática também possibilita que os professores sejam conscientes do seu papel social, político e ético na educação, e que sejam comprometidos com a formação integral dos alunos, respeitando as suas diferenças, necessidades e potencialidades. A didática, ainda, possibilita que os professores sejam autônomos, críticos e criativos, que sejam capazes de se atualizar, de se aperfeiçoar e de se transformar continuamente, buscando a excelência da sua prática educativa.

didática

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu o que é a didática, como ela se relaciona com as teorizações sobre educação e como ela pode contribuir para a melhoria da qualidade do ensino. Você viu que a didática é a disciplina que estuda os fundamentos, as condições e os modos de realização do ensino e da aprendizagem, que ela é interdisciplinar e influenciada pelas diferentes concepções, correntes, tendências e abordagens que orientam o pensamento e a prática educativa, e que ela possibilita a reflexão, a crítica e a criatividade dos professores, que são os principais agentes da educação.

Esperamos que este artigo tenha sido útil e esclarecedor para você. Se você gostou, compartilhe com seus amigos e deixe seu comentário. E se você quer aprender mais sobre a didática e as teorizações sobre educação, conheça os cursos de ensino a distância da nossa instituição. Temos uma equipe de professores qualificados e experientes, que vão te ajudar a dominar a didática e as teorizações sobre educação. Não perca essa oportunidade e matricule-se já!

Contact Form Blog Faspec