A internet é uma rede global de comunicação de dados, que interliga milhões de dispositivos em todo o mundo, como computadores, celulares, tablets, servidores, etc. A internet permite que os usuários possam acessar e compartilhar informações de diferentes fontes, como sites, e-mails, redes sociais, aplicativos, etc.
A internet funciona por meio de uma estrutura hierárquica, que divide os dispositivos em diferentes níveis, de acordo com sua função e capacidade. No topo da hierarquia, estão os backbones, que são grandes redes de alta velocidade, que conectam os principais pontos de acesso da internet. Em seguida, estão os provedores de acesso, que são empresas que fornecem o serviço de conexão à internet para os usuários finais. Por fim, estão os hosts, que são os dispositivos que se conectam à internet por meio dos provedores de acesso.
Para que os dispositivos possam se comunicar na internet, eles precisam ter um identificador único, chamado de endereço IP. Um endereço IP é um número de 32 bits, que é dividido em quatro partes de 8 bits, separadas por pontos. Por exemplo, o endereço IP 192.168.0.1. Cada parte do endereço IP pode variar de 0 a 255, o que significa que existem cerca de 4 bilhões de endereços IP possíveis.
No entanto, como esse número é insuficiente para atender à demanda atual, foi criado um novo padrão de endereçamento, chamado de IPv6, que usa 128 bits, o que permite um número praticamente ilimitado de endereços IP.