Dicas de Estudos, Carreira e Vida Profissional no Blog da FASPEC

Confira dicas e artigos sobre Educação, Rotinas de Trabalho e Estudo, Carreiras Profissionais e Mais no Blog da FASPEC. Acesse agora!

Introdução a computação: Conhecimento Generalizado da Informatica

A computação é a ciência que estuda a manipulação de dados e informações por meio de algoritmos e dispositivos eletrônicos. A computação envolve diversas áreas, como programação, inteligência artificial, banco de dados, redes, segurança, entre outras. Neste post, vamos abordar os conceitos básicos de um sistema de computador, o hardware e o software que o compõem.

O que é um sistema de computador?

Um sistema de computador é um conjunto de componentes físicos e lógicos que interagem entre si para realizar uma determinada função. Os componentes físicos são chamados de hardware, e os componentes lógicos são chamados de software.

O hardware é a parte material do sistema de computador, que inclui os circuitos, os chips, os cabos, os periféricos, etc. O hardware é responsável por executar as instruções do software e fornecer os recursos necessários para o seu funcionamento.

O software é a parte imaterial do sistema de computador, que inclui os programas, os dados, os sistemas operacionais, as aplicações, etc. O software é responsável por definir as regras e os procedimentos que o hardware deve seguir para realizar uma tarefa específica.

Quais são os principais tipos de hardware?

O hardware de um sistema de computador pode ser classificado em quatro categorias principais: processador, memória, entrada e saída.

O processador é o cérebro do sistema de computador, que realiza as operações aritméticas e lógicas sobre os dados. O processador é formado por uma unidade central de processamento (CPU) e uma unidade de controle (UC).

A memória é o componente que armazena os dados e os programas que estão sendo usados pelo processador. A memória pode ser dividida em dois tipos: memória principal e memória secundária.

A memória principal é a memória de acesso rápido, que fica próxima ao processador e é usada para guardar os dados que estão sendo processados no momento. A memória principal é formada por dois tipos de memória: memória RAM e memória ROM.

Quais são os principais tipos de software?

O software de um sistema de computador pode ser classificado em dois tipos principais: software de sistema e software de aplicação.

O software de sistema é o software que gerencia e controla o funcionamento do hardware e do software de aplicação. O software de sistema é formado por programas como o sistema operacional, os drivers, os compiladores, os interpretadores, etc.

O software de um sistema de computador pode ser classificado em dois tipos principais: software de sistema e software de aplicação.

O software de sistema é o software que gerencia e controla o funcionamento do hardware e do software de aplicação. O software de sistema é formado por programas como o sistema operacional, os drivers, os compiladores, os interpretadores, etc.

O sistema operacional é o software que coordena as atividades do sistema de computador, como o gerenciamento da memória, do processador, dos dispositivos de entrada e saída, dos arquivos, dos processos, etc. O sistema operacional também fornece uma interface gráfica para o usuário interagir com o sistema. Alguns exemplos de sistemas operacionais são Windows, Linux, MacOS, Android, iOS, etc.

Os interpretadores são os programas que executam os programas escritos em uma linguagem de programação de alto nível, sem a necessidade de traduzi-los para uma linguagem de baixo nível. Os interpretadores analisam e executam cada linha do programa, o que torna o processo mais lento, mas mais flexível.

O software de aplicação é o software que realiza as funções específicas que o usuário deseja, como editar textos, planilhas, imagens, vídeos, jogos, etc. O software de aplicação é formado por programas como o Word, o Excel, o Photoshop, o VLC, o Minecraft, etc.

A memória RAM (Random Access Memory) é a memória volátil, que perde os dados quando o sistema é desligado. A memória RAM é usada para armazenar os programas e os dados que estão em execução.

A memória ROM (Read Only Memory) é a memória não volátil, que mantém os dados mesmo quando o sistema é desligado. A memória ROM é usada para armazenar os programas e os dados que são essenciais para o funcionamento do sistema, como o BIOS.

A memória secundária é a memória de acesso lento, que fica distante do processador e é usada para guardar os dados que não estão sendo processados no momento. A memória secundária é formada por dispositivos de armazenamento, como discos rígidos, CDs, DVDs, pendrives, etc.

A entrada é o componente que permite ao usuário fornecer dados e comandos para o sistema de computador. A entrada é formada por dispositivos de entrada, como teclado, mouse, scanner, microfone, etc.

A saída é o componente que permite ao usuário receber dados e respostas do sistema de computador. A saída é formada por dispositivos de saída, como monitor, impressora, caixa de som, etc.

Conclusão

Neste post, vimos os conceitos básicos de um sistema de computador, o hardware e o software que o compõem. Aprendemos que um sistema de computador é um conjunto de componentes físicos e lógicos que interagem entre si para realizar uma determinada função. Vimos também que o hardware é a parte material do sistema de computador, que inclui os circuitos, os chips, os cabos, os periféricos, etc.

E que o software é a parte imaterial do sistema de computador, que inclui os programas, os dados, os sistemas operacionais, as aplicações, etc. Por fim, vimos que o hardware pode ser classificado em quatro categorias principais: processador, memória, entrada e saída, e que o software pode ser classificado em dois tipos principais: software de sistema e software de aplicação.

Veja os cursos da Faspec!

ou tire suas dúvidas com os nossos consultores:

Contact Form Blog Faspec