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Práticas educativas e ideias pedagógicas na Modernidade: o que mudou na educação?

A Modernidade foi um período histórico marcado por profundas transformações sociais, culturais, políticas e econômicas, que ocorreram entre os séculos XV e XVIII na Europa e se espalharam pelo mundo. Nesse contexto, a educação também passou por mudanças significativas, que refletiram as novas demandas e desafios da época. Neste post, vamos explorar as práticas educativas e ideias pedagógicas na Modernidade, e mostrar como elas influenciaram a educação até os dias de hoje.

As práticas educativas na Modernidade: da escolástica ao humanismo

As práticas educativas na Modernidade foram marcadas pela transição da escolástica ao humanismo. A escolástica era o modelo de educação predominante na Idade Média, baseado na autoridade da Igreja e na interpretação dos textos sagrados e dos autores clássicos. A escolástica valorizava a memorização, a repetição e a submissão aos dogmas religiosos. A escolástica era restrita aos clérigos e aos nobres, e se realizava nas universidades e nos mosteiros.

O humanismo foi o movimento cultural que surgiu no Renascimento, e que se caracterizou pelo resgate dos valores e das obras da Antiguidade Greco-Romana. O humanismo valorizava a razão, a liberdade e a dignidade humana. O humanismo propôs uma reforma na educação, baseada no estudo das línguas e das literaturas clássicas, na valorização das artes e das ciências, e na formação do homem universal. O humanismo se difundiu entre os leigos e os burgueses, e se realizou nas escolas, nas academias e nas cortes.

As ideias pedagógicas na Modernidade: da reforma à ilustração

As ideias pedagógicas na Modernidade foram marcadas pela diversidade de correntes e de autores, que propuseram diferentes concepções e finalidades para a educação. Entre as principais correntes, podemos destacar:

  • A pedagogia da reforma: foi a pedagogia desenvolvida pelos reformadores protestantes, como Lutero, Calvino e Comenius, que defendiam a educação como um direito e um dever de todos, e como um meio de difusão da fé e da moral cristãs. A pedagogia da reforma propunha uma educação popular, universal e gratuita, baseada na leitura da Bíblia e no ensino das línguas vernáculas.
  • A pedagogia do realismo: foi a pedagogia desenvolvida pelos pensadores do século XVII, como Bacon, Descartes e Locke, que defendiam a educação como um instrumento de conhecimento e de domínio da natureza. A pedagogia do realismo propunha uma educação científica, experimental e pragmática, baseada na observação, na experiência e na razão.
  • A pedagogia do iluminismo: foi a pedagogia desenvolvida pelos filósofos do século XVIII, como Rousseau, Voltaire e Kant, que defendiam a educação como um meio de emancipação e de progresso da humanidade. A pedagogia do iluminismo propunha uma educação crítica, laica e cidadã, baseada na natureza, na liberdade e na razão.

Conclusão

A educação na Modernidade foi um campo de disputas e de inovações, que refletiu as mudanças e os conflitos da época. Neste post, vimos como as práticas educativas e ideias pedagógicas na Modernidade moldaram a educação até os dias de hoje. Esperamos que você tenha gostado deste conteúdo, e que ele tenha despertado a sua curiosidade para conhecer mais sobre a história da educação. Se você quer saber mais sobre esse tema, confira as nossas ofertas. Até a próxima!

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