Dicas de Estudos, Carreira e Vida Profissional no Blog da FASPEC

Confira dicas e artigos sobre Educação, Rotinas de Trabalho e Estudo, Carreiras Profissionais e Mais no Blog da FASPEC. Acesse agora!

Língua Inglesa: Levantamento de hipóteses sobre textos

Você já se deparou com um texto em inglês e ficou sem saber do que se trata? Ou já leu um texto e não entendeu qual era o seu objetivo? Se você respondeu sim a alguma dessas perguntas, saiba que você não está sozinho. Muitas vezes, nos deparamos com textos em inglês que nos parecem confusos, incompletos ou sem sentido. 

Mas isso não significa que devemos desistir de lê-los ou de aprender com eles. Pelo contrário, podemos usar algumas estratégias para tentar compreender melhor o que o texto quer nos dizer, mesmo que não conheçamos todas as palavras ou expressões que ele contém. Uma dessas estratégias é o levantamento de hipóteses sobre o texto.

O levantamento de hipóteses sobre o texto é importante porque nos ajuda a desenvolver habilidades de leitura crítica e compreensão de texto em inglês. Além disso, nos permite ativar o nosso conhecimento prévio sobre o assunto, o gênero textual, o autor, o contexto, entre outros aspectos que podem influenciar na interpretação do texto. Dessa forma, podemos ter uma leitura mais ativa, participativa e significativa, e não apenas uma leitura passiva, superficial e mecânica.

▪️ 1. Observar o título do texto e tentar identificar o tema principal e o foco do texto. Por exemplo, se o título for “How to make a chocolate cake”, podemos supor que o texto seja uma receita culinária que ensina como fazer um bolo de chocolate.

▪️ 2. Observar a fonte do texto e tentar identificar o autor, o veículo, a data, o público-alvo e o objetivo do texto. Por exemplo, se o texto for um artigo de um jornal online, podemos supor que o autor seja um jornalista, o veículo seja um site de notícias, a data seja recente, o público-alvo seja o leitor interessado em informação e o objetivo do texto seja informar sobre algum fato relevante.

▪️ 3. Observar a estrutura do texto e tentar identificar a sua organização textual, ou seja, como ele está dividido em partes, como introdução, desenvolvimento e conclusão, e quais são as relações entre elas. Por exemplo, se o texto for uma carta de reclamação, podemos supor que ele tenha uma introdução que apresente o problema, um desenvolvimento que explique os motivos da reclamação e uma conclusão que solicite uma solução.

▪️ 4. Observar as pistas gráficas do texto e tentar identificar os elementos visuais que o acompanham, como imagens, gráficos, tabelas, cores, fontes, tamanhos, etc. Esses elementos podem nos dar informações adicionais ou complementares sobre o conteúdo do texto, ou destacar alguma informação importante. Por exemplo, se o texto for um infográfico sobre a poluição do ar, podemos supor que ele contenha imagens de fumaça, gráficos de estatísticas, tabelas de dados, cores escuras, fontes grandes, etc.

Vamos ver um exemplo de como aplicar esses passos em um texto em inglês. Observe o texto a seguir e tente formular hipóteses sobre a sua finalidade, com base em sua estrutura, organização textual e pistas gráficas.

Agora, veja algumas possíveis hipóteses sobre o texto:

– O título do texto é “The Benefits of Reading”. Podemos supor que o tema principal do texto seja a leitura e o foco do texto seja os benefícios que ela traz para as pessoas.

– A fonte do texto é um site chamado “English for Everyone”. Podemos supor que o autor seja um professor ou um especialista em inglês, o veículo seja um site educativo, a data seja indeterminada, o público-alvo seja o estudante de inglês e o objetivo do texto seja ensinar ou orientar sobre a importância da leitura em inglês.

– A estrutura do texto é composta por três parágrafos. Podemos supor que o primeiro parágrafo seja a introdução, que apresente o tema e a tese do texto, o segundo parágrafo seja o desenvolvimento, que explique os benefícios da leitura em inglês, e o terceiro parágrafo seja a conclusão, que reforce a tese e faça uma recomendação ao leitor.

– As pistas gráficas do texto são poucas, mas podemos observar que há uma imagem de uma pessoa lendo um livro, que ilustra o tema do texto, e que há algumas palavras em negrito, que destacam as ideias principais do texto, como “reading”, “benefits”, “vocabulary”, “grammar”, “fluency”, etc.

O levantamento de hipóteses sobre o texto é importante porque nos ajuda a desenvolver habilidades de leitura crítica e compreensão de texto em inglês. Além disso, nos permite ativar o nosso conhecimento prévio sobre o assunto, o gênero textual, o autor, o contexto, entre outros aspectos que podem influenciar na interpretação do texto. Dessa forma, podemos ter uma leitura mais ativa, participativa e significativa, e não apenas uma leitura passiva, superficial e mecânica.

Se você quer saber mais sobre esse assunto, clique aqui e conheça agora os nossos cursos da FASPEC, ou matricule-se agora e descubra um mundo de oportunidades

Contact Form Blog Faspec