Dicas de Estudos, Carreira e Vida Profissional no Blog da FASPEC

Confira dicas e artigos sobre Educação, Rotinas de Trabalho e Estudo, Carreiras Profissionais e Mais no Blog da FASPEC. Acesse agora!

Veja pressupostos da Educação a Distância: concepções teóricas e metodológicas.

educação

Segundo o Decreto nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005, que regulamenta a EaD no Brasil, entende-se por educação a distância a modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos. Essa definição implica em algumas características que diferenciam a EaD da educação presencial, tais como:

▪️ A separação física e/ou temporal entre professores e alunos, que requer mecanismos de comunicação síncrona (em tempo real) e assíncrona (em tempos diferentes) para estabelecer a interação e a colaboração;

▪️ A autonomia e a flexibilidade dos estudantes, que devem gerenciar o seu tempo, o seu ritmo e o seu espaço de estudo, de acordo com as suas necessidades e possibilidades;

▪️ A mediação pedagógica, que envolve o planejamento, a produção, a distribuição e a avaliação de materiais didáticos adequados às especificidades da EaD, bem como o acompanhamento, a orientação e o feedback dos professores e tutores aos alunos;

▪️ A utilização de tecnologias de informação e comunicação, que podem variar desde o rádio, a televisão, o telefone e o correio até o computador, a internet, o celular e os dispositivos móveis, dependendo dos recursos disponíveis e das demandas educacionais.

A EaD não é uma invenção recente, mas sim uma evolução histórica de diferentes formas de ensino que buscaram superar as limitações de tempo e espaço impostas pela educação presencial. Ao longo do tempo, a EaD foi influenciada por diversas correntes teóricas da educação, que contribuíram para a sua concepção e prática. Algumas dessas correntes são:

▪️ O behaviorismo, que enfatiza o papel do reforço e da repetição na aprendizagem, e que se reflete na EaD por meio de materiais didáticos estruturados, objetivos e autoinstrucionais, que permitem ao aluno avançar de forma linear e controlada;

▪️ O cognitivismo, que destaca os processos mentais envolvidos na aprendizagem, e que se manifesta na EaD por meio de materiais didáticos que estimulam o desenvolvimento de habilidades cognitivas, como a memória, a atenção, a compreensão e a resolução de problemas;

▪️ O construtivismo, que defende que a aprendizagem é uma construção ativa e social do conhecimento, e que se expressa na EaD por meio de materiais didáticos que propiciam a interação, a reflexão, a pesquisa e a colaboração entre os sujeitos envolvidos no processo educativo;

▪️ O conectivismo, que propõe que a aprendizagem é uma conexão entre nós de informação em redes complexas e dinâmicas, e que se evidencia na EaD por meio de materiais didáticos que favorecem a autonomia, a diversidade, a interdisciplinaridade e a atualização constante dos conteúdos.

A partir dos fundamentos teóricos da EaD, é possível identificar algumas metodologias que orientam as práticas pedagógicas nessa modalidade de ensino. Essas metodologias podem ser classificadas em três tipos, de acordo com o grau de interação e de flexibilidade que oferecem aos participantes:

▪️ A EaD tradicional, que se baseia na transmissão de conteúdos por meio de materiais didáticos impressos ou audiovisuais, que são enviados aos alunos por correio ou por meios eletrônicos. Nessa metodologia, há pouca interação entre professores e alunos, que se comunicam apenas por telefone, correio ou e-mail. O aluno tem um papel passivo e dependente do material didático, que é o principal recurso de aprendizagem;

▪️ A EaD semipresencial, que combina momentos presenciais e a distância, utilizando tanto materiais didáticos impressos ou audiovisuais quanto plataformas digitais de aprendizagem, que permitem a comunicação síncrona e assíncrona entre professores e alunos. Nessa metodologia, há uma maior interação entre os participantes, que realizam atividades individuais e em grupo, tanto nos encontros presenciais quanto nas salas virtuais. O aluno tem um papel mais ativo e autônomo, mas ainda depende de uma orientação e de uma avaliação do professor;

▪️ A EaD online, que se realiza totalmente a distância, utilizando apenas plataformas digitais de aprendizagem, que possibilitam a comunicação síncrona e assíncrona entre professores e alunos, bem como o acesso a diversos recursos multimídia, como vídeos, áudios, animações, jogos, simuladores, etc. Nessa metodologia, há uma interação intensa e diversificada entre os participantes, que constroem o conhecimento de forma colaborativa, por meio de fóruns, chats, blogs, wikis, redes sociais, etc. O aluno tem um papel protagonista e independente, que requer uma grande autonomia e responsabilidade.

A EaD é uma modalidade de ensino que apresenta diversas concepções teóricas e metodológicas, que refletem os pressupostos que sustentam essa forma de educação. A EaD não é melhor nem pior do que a educação presencial, mas sim diferente, com vantagens e desafios próprios. A EaD requer uma adaptação dos professores, dos alunos e das instituições educacionais, que devem estar preparados para lidar com as especificidades dessa modalidade. A EaD também requer uma constante atualização e inovação, que acompanhe as mudanças tecnológicas e sociais que afetam a educação. A EaD é, portanto, uma oportunidade e um desafio para a educação no século XXI.

Se você quer saber mais sobre esse assunto, clique aqui e conheça agora os nossos cursos da FASPEC, ou matricule-se agora e descubra um mundo de oportunidades

Contact Form Blog Faspec