Dicas de Estudos, Carreira e Vida Profissional no Blog da FASPEC

Confira dicas e artigos sobre Educação, Rotinas de Trabalho e Estudo, Carreiras Profissionais e Mais no Blog da FASPEC. Acesse agora!

Língua Inglesa Aplicada: Conscientização do processo de leitura

Vamos discutir a importância da conscientização do processo de leitura na língua inglesa aplicada, e como desenvolver estratégias de leitura eficazes.

A língua inglesa é uma das mais utilizadas no mundo, e tem diversas aplicações em diferentes áreas do conhecimento. Por isso, aprender inglês é uma habilidade essencial para quem quer se comunicar, estudar, trabalhar ou se divertir em um contexto global.

No entanto, aprender inglês não é apenas memorizar vocabulário e gramática. É preciso também desenvolver a capacidade de compreender e interpretar textos em inglês, que podem ser de diferentes gêneros, estilos, propósitos e níveis de dificuldade. Esse é o objetivo da língua inglesa aplicada: ensinar o inglês como uma ferramenta de comunicação, e não como um fim em si mesmo.


Para isso, é fundamental ter consciência do processo de leitura, ou seja, entender como o leitor interage com o texto, quais são as suas expectativas, dificuldades, estratégias e objetivos. A conscientização do processo de leitura ajuda o leitor a se tornar mais autônomo, crítico e eficiente, pois ele pode monitorar e regular o seu próprio desempenho, e buscar soluções para os problemas que encontrar. Além disso, a conscientização do processo de leitura favorece o desenvolvimento de habilidades metacognitivas, que são aquelas que envolvem o conhecimento e o controle sobre os próprios processos mentais.

Mas como desenvolver a conscientização do processo de leitura na língua inglesa aplicada? Existem algumas estratégias que podem ajudar nesse sentido, tais como:

  •  – Antes de ler, ativar o conhecimento prévio sobre o tema, o autor, o gênero e o contexto do texto. Isso ajuda a criar expectativas e hipóteses sobre o conteúdo, e a facilitar a compreensão.
  •  – Durante a leitura, utilizar pistas visuais, como títulos, subtítulos, imagens, gráficos, tabelas, etc., para identificar a estrutura e a organização do texto, e extrair as ideias principais.
  •  – Durante a leitura, utilizar pistas linguísticas, como palavras-chave, conectores, marcadores de discurso, etc., para entender a relação entre as partes do texto, e o propósito e a intenção do autor.
  •  – Durante a leitura, utilizar estratégias de inferência, como dedução, indução, analogia, etc., para preencher as lacunas de informação, e interpretar o sentido implícito do texto.
  •  – Durante a leitura, utilizar estratégias de verificação, como confirmação, rejeição, revisão, etc., para testar e validar as hipóteses e expectativas criadas, e corrigir possíveis erros de compreensão.
  •  –  Após a leitura, fazer um resumo, uma síntese, uma análise crítica, uma avaliação, uma aplicação, etc., do texto, para consolidar a compreensão, e expressar a opinião e a reação do leitor.
  • – Após a leitura, refletir sobre o processo de leitura, identificando os pontos fortes e fracos, as dificuldades e facilidades, as estratégias utilizadas e as que podem ser melhoradas, etc., para aprimorar o desempenho e a aprendizagem.
  •  

 

Conclusão

Em conclusão, a conscientização do processo de leitura é uma habilidade fundamental para quem quer aprender inglês de forma aplicada, e não apenas como uma língua isolada. Ao ter consciência de como o leitor interage com o texto, ele pode desenvolver estratégias de leitura eficazes, que o ajudam a compreender e interpretar textos em inglês de diferentes tipos e níveis. Assim, ele pode usar o inglês como uma ferramenta de comunicação, e não como um obstáculo.

Se você quer saber mais sobre esse assunto, matricule-se agora em nosso curso de Analises e Desenvolvimento de Sistema.

ou tire suas dúvidas com os nossos consultores:

Contact Form Blog Faspec