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Como colocar em prática algoritmos em linguagem de programação

Os algoritmos são sequências de passos lógicos e bem definidos que resolvem um determinado problema ou realizam uma certa tarefa. Eles são a base da programação, pois permitem que os computadores executem as instruções que os programadores escrevem em diferentes linguagens de programação.

Mas como colocar em prática algoritmos em linguagem de programação? Neste post, vamos explicar o que são algoritmos, como eles funcionam, como criá-los e como implementá-los em algumas das linguagens de programação mais populares.

Sub-Programação

O que são algoritmos?

Um algoritmo é uma receita, um conjunto de regras que devem ser seguidas para alcançar um objetivo. Por exemplo, se você quer fazer um bolo, você precisa seguir uma receita que indica os ingredientes, as quantidades, os utensílios, o tempo e a temperatura de cozimento, etc. Cada passo da receita é uma instrução que deve ser executada na ordem correta.

Um algoritmo também pode ser visto como um fluxograma, um diagrama que representa graficamente os passos de um processo, usando símbolos e setas para indicar as ações e as decisões. Por exemplo, se você quer saber se um número é par ou ímpar, você pode usar um fluxograma.

Um algoritmo também pode ser expresso em pseudocódigo, uma linguagem simplificada que usa termos comuns e estruturas lógicas para descrever os passos de um algoritmo, sem se preocupar com a sintaxe de uma linguagem de programação específica. Por exemplo, o pseudocódigo para verificar se um número é par ou ímpar pode ser algo assim:

 

Leia um número
Se o número for divisível por 2
Escreva “O número é par”
Senão
Escreva “O número é ímpar”
Fim

Como funcionam os algoritmos?

Os algoritmos funcionam seguindo uma lógica sequencial, ou seja, executando cada passo na ordem em que eles aparecem, do início ao fim. Cada passo pode ser uma ação simples, como atribuir um valor a uma variável, ou uma ação complexa, como realizar uma operação matemática, uma comparação lógica, uma repetição ou uma escolha.

Os algoritmos também podem receber dados de entrada, que são os valores ou informações que eles precisam para realizar o seu trabalho, e produzir dados de saída, que são os resultados ou efeitos que eles geram após a execução. Os dados de entrada e saída podem ser de diferentes tipos, como números, textos, imagens, sons, etc.

Os algoritmos também podem interagir com o usuário, solicitando que ele digite ou escolha algum dado, ou mostrando alguma mensagem ou informação na tela. Além disso, os algoritmos podem interagir com outros dispositivos, como arquivos, bancos de dados, sensores, etc.

Como criar algoritmos?

Para criar algoritmos, é preciso seguir alguns passos básicos, que são:

▸Definir o problema ou a tarefa que se quer resolver ou realizar

▸Analisar o problema ou a tarefa, identificando os dados de entrada, os dados de saída e as condições ou restrições envolvidas

▸Projetar o algoritmo, usando uma ferramenta de representação, como fluxograma ou pseudocódigo, para descrever os passos lógicos e bem definidos que resolvem o problema ou realizam a tarefa

▸ Testar o algoritmo, verificando se ele funciona corretamente para diferentes casos e situações, e se ele produz os resultados esperados

▸Depurar o algoritmo, corrigindo os erros ou falhas que possam ocorrer durante o teste

▸Documentar o algoritmo, explicando o seu propósito, o seu funcionamento, os seus dados de entrada e saída, e os seus requisitos ou limitações

Manipulação de Variáveis

Como implementar algoritmos em linguagem de programação?

Para implementar algoritmos em linguagem de programação, é preciso traduzir os passos do algoritmo para a sintaxe e a semântica da linguagem escolhida, usando as palavras reservadas, os símbolos, os operadores, as estruturas de controle, as funções, as bibliotecas, etc. que a linguagem oferece.

Existem diversas linguagens de programação, cada uma com as suas características, vantagens e desvantagens. Algumas das linguagens mais populares são:

▸Python: uma linguagem de alto nível, interpretada, multiparadigma, de propósito geral, que se destaca pela sua simplicidade, legibilidade e versatilidade. É muito usada para desenvolvimento web, análise de dados, inteligência artificial, etc.

▸Java: uma linguagem de alto nível, compilada, orientada a objetos, de propósito geral, que se destaca pela sua portabilidade, robustez e desempenho. É muito usada para desenvolvimento de aplicações corporativas, sistemas operacionais, dispositivos móveis, etc.

▸C: uma linguagem de baixo nível, compilada, estruturada, de propósito geral, que se destaca pela sua eficiência, flexibilidade e compatibilidade. É muito usada para desenvolvimento de sistemas embarcados, drivers, compiladores, etc.

▸ JavaScript: uma linguagem de alto nível, interpretada, baseada em protótipos, de propósito geral, que se destaca pela sua interatividade, dinamicidade e popularidade. É muito usada para desenvolvimento web, especialmente no lado do cliente, mas também no lado do servidor, com o uso de plataformas como Node.js.

Para ilustrar como implementar algoritmos em linguagem de programação, vamos usar o exemplo do algoritmo que verifica se um número é par ou ímpar, e mostrar como ele pode ser escrito em cada uma dessas linguagens.

Python

# Leia um número
numero = int(input(“Digite um número: “))

# Se o número for divisível por 2
if numero % 2 == 0:
# Escreva “O número é par”
print(“O número é par”)
# Senão
else:
# Escreva “O número é ímpar”
print(“O número é ímpar”)

Java

// Importe a classe Scanner para ler dados do teclado
import java.util.Scanner;

// Crie uma classe chamada ParOuImpar
public class ParOuImpar {
// Crie um método principal chamado main
public static void main(String[] args) {
// Crie um objeto Scanner chamado teclado
Scanner teclado = new Scanner(System.in);

// Leia um número
System.out.print(“Digite um número: “);
int numero = teclado.nextInt();

// Se o número for divisível por 2
if (numero % 2 == 0) {
// Escreva “O número é par”
System.out.println(“O número é par”);
// Senão
} else {
// Escreva “O número é ímpar”
System.out.println(“O número é ímpar”);
}

// Feche o objeto Scanner
teclado.close();
}
}

C

// Inclua a biblioteca stdio.h para usar as funções de entrada e saída
#include <stdio.h>

// Crie uma função principal chamada main
int main() {
// Declare uma variável inteira chamada numero
int numero;

// Leia um número
printf(“Digite um número: “);
scanf(“%d”, &numero);

// Se o número for divisível por 2
if (numero % 2 == 0) {
// Escreva “O número é par”
printf(“O número é par\n”);
// Senão
} else {
// Escreva “O número é ímpar”
printf(“O número é ímpar\n”);
}

// Retorne 0 para indicar que o programa terminou com sucesso
return 0;
}

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