Você sabia que a pedagogia é uma das profissões mais procuradas no Brasil?

você sabia

A pedagogia é a ciência que estuda os processos de ensino e aprendizagem, bem como as práticas educativas em diferentes contextos.

Quem se forma em pedagogia pode atuar como professor, coordenador, orientador, gestor, consultor, pesquisador, entre outras funções relacionadas à educação.

Mas por que essa é a hora certa de fazer uma graduação em pedagogia? Neste post, vamos apresentar alguns motivos que vão te convencer a investir nessa carreira. Confira!

você sabia

A pedagogia é uma área em alta no mercado de trabalho

Segundo o Censo da Educação Superior de 2020, a pedagogia foi o curso com o maior número de matrículas no Brasil, com mais de 1,2 milhão de estudantes. Isso mostra que a pedagogia é uma área em alta no mercado de trabalho, pois há uma grande demanda por profissionais qualificados para atuar na educação.

Além disso, a pedagogia é uma área que oferece diversas oportunidades de atuação, tanto no setor público quanto no privado. Você pode trabalhar em escolas, universidades, empresas, organizações não governamentais, institutos de pesquisa, editoras, entre outros locais que envolvem a educação.

A pedagogia é uma área que se adapta às mudanças sociais

Outro motivo para fazer uma graduação em pedagogia é que essa é uma área que se adapta às mudanças sociais, pois está sempre buscando novas formas de ensinar e aprender. A pedagogia acompanha as transformações tecnológicas, culturais, políticas e econômicas que afetam a sociedade e a educação.

Por exemplo, com a pandemia da Covid-19, a pedagogia teve que se reinventar para enfrentar os desafios do ensino remoto e híbrido, utilizando recursos digitais, metodologias ativas, avaliações formativas, entre outras estratégias pedagógicas. Assim, a pedagogia se mostra uma área dinâmica, criativa e inovadora.

Outro motivo para fazer uma graduação em pedagogia é que essa é uma área que respeita a diversidade e a inclusão, pois reconhece que cada pessoa tem suas características, necessidades, interesses e potencialidades. A pedagogia busca promover uma educação que valorize as diferenças e garanta o acesso, a permanência e o sucesso de todos os estudantes.Para isso, a pedagogia utiliza recursos, metodologias, estratégias e práticas que favoreçam a aprendizagem de todos, respeitando seus ritmos, estilos, preferências e singularidades. A pedagogia também estimula o diálogo, a cooperação, a participação e a autonomia dos estudantes, bem como o desenvolvimento de valores, atitudes e competências para a convivência em uma sociedade plural e democrática.

você sabia

A pedagogia é uma área que contribui para o desenvolvimento humano

Por fim, um dos principais motivos para fazer uma graduação em pedagogia é que essa é uma área que contribui para o desenvolvimento humano, pois tem como objetivo promover a educação de qualidade para todos. A pedagogia é uma área que valoriza a diversidade, a inclusão, a cidadania, a ética, a democracia e os direitos humanos.

Ao se formar em pedagogia, você poderá fazer a diferença na vida de muitas pessoas, ajudando-as a desenvolver suas potencialidades, superar suas dificuldades, ampliar seus horizontes e realizar seus sonhos. A pedagogia é uma área que tem um impacto social positivo, pois acredita que a educação é a base para a construção de um mundo melhor.

A pedagogia é uma área que permite a formação continuada

Um último motivo para fazer uma graduação em pedagogia é que essa é uma área que permite a formação continuada, pois há muitas possibilidades de especialização e aperfeiçoamento profissional. Você pode fazer cursos de pós-graduação, extensão, capacitação, atualização, entre outros, para ampliar seus conhecimentos e habilidades na área da educação.Além disso, a pedagogia é uma área que estimula a pesquisa e a produção de conhecimento, pois há muitos temas relevantes e desafiadores para serem investigados. Você pode participar de projetos de iniciação científica, grupos de estudo, eventos acadêmicos, publicações, entre outras atividades que enriquecem o seu currículo e a sua atuação profissional.

Em conclusão,

Como você pode ver, existem muitos motivos para fazer uma graduação em pedagogia. Essa é uma área que está em alta no mercado de trabalho, que se adapta às mudanças sociais e que contribui para o desenvolvimento humano. Portanto, se você tem interesse pela educação e quer fazer parte dessa profissão tão importante, essa é a hora certa de fazer uma graduação em pedagogia!

E se você está procurando uma instituição de ensino a distância que ofereça um curso de pedagogia de qualidade, com uma metodologia moderna, um corpo docente experiente e um preço acessível, você precisa conhecer a FASPEC. É uma faculdade de educação a distância que oferece cursos de graduação, pós-graduação e técnico em diversas áreas do do conhecimento, com certificação reconhecida pelo MEC.