Vício em Cigarros Eletrônicos: O Papel dos Profissionais de Saúde

O crescente vício em cigarros eletrônicos entre os jovens brasileiros tem se tornado uma preocupação alarmante. Uma pesquisa da Universidade Federal de Pelotas revela que um em cada cinco jovens no Brasil já experimentou esses dispositivos, com um número ainda maior na faixa etária de 18 a 24 anos (CNN Brasil). Esse cenário preocupante destaca o papel vital dos profissionais de saúde na luta contra esse aumento.

Apesar da proibição pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) desde 2009, o consumo de cigarros eletrônicos no Brasil segue em ascensão. Globalmente, 367 milhões de pessoas usam esses dispositivos, e no Brasil, o número de consumidores frequentes atingiu 2,2 milhões no último ano, de acordo com um estudo do IPEC.

Neste contexto, os profissionais de saúde têm um papel crucial na prevenção e combate ao vício em cigarros eletrônicos entre os jovens. Abaixo estão algumas das maneiras pelas quais eles podem contribuir:

Educação e Conscientização:

Os profissionais de saúde podem educar os jovens sobre os perigos dos cigarros eletrônicos, fornecendo informações sobre os riscos à saúde associados ao seu uso.

Aconselhamento e Apoio:

Identificando jovens usuários de cigarros eletrônicos, os profissionais podem oferecer aconselhamento personalizado e direcioná-los para programas de apoio ao combate ao tabagismo.

Promoção de Estilos de Vida Saudáveis:

É essencial enfatizar a importância de um estilo de vida saudável e livre do tabaco, trabalhando com escolas, famílias e comunidades para criar ambientes que desencorajem o uso de vapes.

Advocacia Política:

Os profissionais de saúde podem apoiar políticas públicas que restrinjam a disponibilidade e o acesso a cigarros eletrônicos, promovendo regulamentações mais rigorosas.

Portanto, na batalha contra o aumento do vício em cigarros eletrônicos entre os jovens brasileiros, os profissionais de saúde desempenham um papel fundamental. Eles são defensores da saúde da juventude e podem contribuir significativamente para reverter essa tendência. Conscientizar, aconselhar e apoiar os jovens a fazerem escolhas saudáveis é essencial para um futuro mais saudável.

fontes: CNN Brasil

CNN Brasil