Trabalhar e Estudar: os Desafios de Conciliar Carreira e Estudos

Tempo de leitura: 3 minutos

homem sorridente sentado em sua mesa de trabalho

Trabalhar e estudar parece impossível para muitos. Para outros, é uma necessidade. A renda do emprego de vários estudantes serve como meio para pagamento para os cursos de graduação ou pós-graduação. Se esse é seu caso, você já sabe como superar os desafios de conciliar trabalho e estudo?

Sabemos como essa rotina pode ser estressante durante o dia a dia. É deslocamento para o trabalho, deslocamento para a instituição de ensino e, somente no fim de noite, o tão sonhado retorno para casa. A sensação é que não podemos dormir (ou podemos, mas apenas no transporte público).

Será que não tem como conciliar com tranquilidade o fato de estudar e trabalhar?

Vamos responder essa pergunta com um grande e sonoro SIM! Mas não vamos simplificar nossa resposta. Te daremos dicas para saber como trabalhar e estudar sem maiores dificuldades. É só seguir a leitura!

Trabalhar e estudar é possível?

A resposta nós já demos, mas agora vamos falar mais especificamente de cada um dos desafios e como você pode superá-los. Adiantamos que não é nada fácil, mas a recompensa é grandiosa. E a recompensa não vem apenas por satisfação pessoal. Vem também no reconhecimento do mercado, pois você se mostra como uma pessoa determinada e com grande diferencial.

Como lidar com o cansaço?

Se existe um desafio para os estudantes trabalhadores é o cansaço. Claramente demonstrado nos transportes públicos, a exaustão física e mental atormenta diariamente e obriga a procurar opções para superá-las.

Vencê-lo é um desafio, mas não há nada impossível. Uma das melhores alternativas para que o cansaço não te atinja tanto é simplificando as tarefas que exigem da nossa energia. Isso inclui desde mudanças na forma de estudar e a busca por momentos de distração.

Uma das dicas que podem te ajudar é estudar com o uso de vídeos. Os vídeos prendem a atenção e economizam energia por possuírem uma didática mais leve. Para a distração, ligue para seus amigos e tire um tempo para se divertir! Estudar é importante, mas recarregar as energias para potencializá-lo é uma estratégia interessante.

Durante o tempo de trabalho, estabeleça pausas para descansar. Elas são fundamentais para que a rotina se torne menos exaustiva.

Seja produtivo organizando suas tarefas e seu dia

Como ser produtivo ao trabalhar e estudar? A resposta é simples: sendo organizado. Otimize suas tarefas, pontue todas as prioridades e estabeleça os prazos. Se a tarefa do trabalho é para daqui uma semana, se esforce para entregar. Se o exercício da faculdade é para daqui uma semana, se organize para estudar.

A gestão de tempo é algo essencial para que esse mecanismo não saia dos trilhos. Use e abuse de agendas, conte com ferramentas como, por exemplo, o Google Calendar para te auxiliar e evite atrasos para não se sobrecarregar.

Não se esqueça da boa alimentação

Cuidar de você é essencial. Então, não deixe que a rotina de trabalho e estudo tirem a sua saúde. Separe um momento para se alimentar com refeições que completem sua dieta, sem prejudicar as necessidades do seu corpo. A correria nos faz comer qualquer coisa, mas o resultado disso pode ser muito prejudicial a longo prazo.

Existem alimentos que acentuam a fadiga, dores de cabeça, estresse, etc. Por isso, busque alimentar-se com refeições leves, mas que supram as necessidades do seu corpo, te dando a energia para lidar com o dia a dia puxado!

Você tem alguma técnica para driblar o cansaço? Deixe nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *