Tecnologias do Agronegócio: Veja as Principais Inovações

Tempo de leitura: 4 minutos

profissional utilizando um tablet na área rural

Uma das palavras mais faladas no século XXI é tecnologia. Os avanços estão em todos os lugares, que buscam se modernizar para não ficar atrás da concorrência. O mesmo acontece no campo.

A tecnologia em agronegócio está ajudando os produtores rurais a aumentar a sua competitividade – e esse é um grande diferencial para ganhar mercado.

A tecnologia rural vem de encontro a uma grande necessidade dos gestores do agronegócio. Com o que há de mais moderno para as várias demandas de uma propriedade rural – de animais a plantações -, contar com as ferramentas certas otimizam o processo, diminuem o prejuízo e até mesmo abrem possibilidades que não foram pensadas anteriormente.

Que tal entender a importância da tecnologia no campo? É só seguir a leitura!

O impacto da tecnologia em agronegócio

No mundo, superamos a barreira dos 7 bilhões de habitantes há certo tempo e não há previsão para que esse número pare de crescer. Ao mesmo tempo, com mais bocas para se alimentar, maior será a necessidade de aumentar a produção de alimentos e outros produtos vindos do campo. É aí que entra a importância da tecnologia rural.

Estimativas da ONU apontam que, nos próximos 30 anos, a produção de alimentos terá um aumento de 70%. Com tanta demanda, o caminho é se integrar à novas tecnologias para impulsionar a produção no campo.

Mas afinal, quais são as principais tecnologias no campo?

1. O campo na palma da sua mão

Seu celular não serve apenas para postar fotos e status nas redes sociais. Ele pode ser uma ferramenta e tanto para implementar a tecnologia no campo.

Com o aparelho, você pode desenvolver melhor a agricultura de precisão, recebendo e controlando as informações da colheita mais rapidamente. Assim, você consegue gerir melhor os dados e atuar o quanto antes para resolver um problema que pode ter nas várias frentes da fazenda.

Outra função que existe no celular e que pode ajudar o produtor rural é o GPS. Existem alguns aparelhos de GPS voltados para a tecnologia em agronegócio, que deixam seus resultados mais efetivos, sabendo a hora certa para ligar as máquinas e possibilitando que o trabalho comece no momento certo.

2. Use as máquinas a seu favor

Não precisa ter medo do Exterminador do Futuro. A tecnologia no campo avançou muito e já consegue utilizar de robótica a favor do produtor rural. Até mesmo máquinas autônomas, que são remotamente controladas por telemetria, já estão disponíveis.

É interessante ter em mente que as tecnologias mais atuais permitem maior economia de energia e combustíveis. Por isso, em muitos casos, vale o investimento, dado que o retorno financeiro em produtividade e economia de recursos é grande!

3. Não desperdice água

Outro tema sempre em pauta é o desperdício de água que ocorre em grandes lavouras. É necessário adaptar o agronegócio para diminuir os prejuízos com serviços de telemetria, similares aos que controlam os equipamentos automáticos citados anteriormente.

A tecnologia em agronegócio consegue controlar a irrigação, economizando água, tempo, combustível e o desgaste nos veículos. Não só isso: os avanços tecnológicos permitem que você tenha acesso aos dados de meteorologia. Assim, você usa a natureza a seu favor!

4. Internet das Coisas: tecnologia mais inovadora no campo

Você já ouviu falar sobre Internet das Coisas? A IoT (em inglês, internet of things) tem como conceito a conexão de aparelhos que geram uma rede de informações ao usuário. É o que você precisa para a gestão rural!

Esse item pode gerar vários benefícios para a tecnologia em agronegócio. Você pode ter dados de localização geográfica, previsões meteorológicas, dados do solo, dados das máquinas em atividade e tantos outros que permitem que o profissional especialista em administração rural tome decisões rápidas e mais assertivas.

Em outras palavras, a IoT permite a integração de informações e dados estratégicos, facilitando análises capazes de melhorar a produção no campo.

Algumas inovações do agronegócio são mais simples de serem implementadas e outras um pouco mais complexas. Algumas demandam recomendações de especialistas para a implementação, mas o importante é não ficar parado.

Quando o produtor rural investe na tecnologia em agronegócio, a chance de melhorar a qualidade e produtividade da propriedade rural é enorme!

Quais tecnologias você considera mais importantes para o agronegócio? Conte nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *