Quem faz supletivo EAD pode entrar na faculdade?

2 min read
mulher sorridente escrevendo em seu caderno

Uma das dúvidas de quem conclui o ensino médio na modalidade EAD (Ensino a Distância) é se o certificado permite o acesso a cursos técnicos ou de nível superior. Se você é uma dessas pessoas, fique tranquilo! Esse é apenas um dos mitos que ronda esse tipo de ensino. Saiba mais como funciona e quais as diferenças em relação ao curso presencial.

Ensino Médio EAD

Atualmente, o Ministério da Educação (MEC) autoriza a realização da Educação de Jovens e Adultos (EJA) a distância. Nessa modalidade de ensino, ao contrário do curso presencial, as aulas são realizadas via internet, com maior flexibilidade para os estudantes.

O diploma para quem conclui o nível médio no formato EAD tem a mesma validade do emitido no curso regular. Com esse diploma, o estudante está apto a ingressar em cursos técnicos ou em uma universidade, dependendo apenas da aprovação no vestibular ou no ENEM. Ou seja, tem as mesmas chances de quem faz o ensino médio presencial.

Diferença no Ensino

Outra dúvida dos estudantes é em relação à qualidade do ensino EAD. Aliás, esse é mais um dos mitos que rondam esse tipo de ensino. Ao contrário do que muita gente pensa, as disciplinas e o conteúdo são os mesmos da escola presencial e seguem o currículo definido pelo MEC.

Vale ressaltar que o aprendizado depende muito da sua dedicação. Apesar da flexibilidade, o Ensino EAD inclui trabalhos e provas que requerem notas mínimas. Isso quer dizer que vai querer tanto estudo do que a modalidade convencional de ensino.

Gostou do artigo? Acompanhe o blog da UNIOrka para impulsionar os seus estudos!

FONTES