Profissional Multidisciplinar: Conheça A Tendência do Mercado

Tempo de leitura: 3 minutos

mulher bem vestida e vários mãos segurando objetos diferentes a sua volta

Atualmente, temos ouvido falar muito sobre profissionais multidisciplinares. Essa nova tendência vem dominando o mercado de trabalho, também tem causado uma mudança nos perfis profissionais e nas carreiras.

Para saber um pouco mais sobre essa importante transformação e como isso pode impactar a sua carreira, é só continuar a leitura!

As novas demandas do mercado de trabalho

Quem nunca se deparou com aquela vaga que busca pessoas que tenham experiência e conhecimento em mais de uma área? Pois é exatamente isso que o mercado de trabalho tem demandado. Devido às crises recentes e aos cortes de verbas, as empresas precisam fazer mais com menos, e isso fez com que o mercado buscasse perfis profissionais mais completos.

Os chamados profissionais multidisciplinares são aqueles que têm conhecimento não apenas no segmento em que atuam, mas que também acompanham tendências, conhecem a empresa, seus concorrentes e outras áreas. Diferentemente de um profissional extremamente especializado, ele possui conhecimento de vários segmentos e é capaz de integrá-los para oferecer soluções mais interessantes.

É exatamente isso que o mercado atual está demandando: alguém que entenda de tudo um pouco e que traga soluções ágeis, inovadoras e criativas. Ou seja, o profissional, por mais qualificado, não pode se acomodar. Ele precisa buscar adquirir experiências seja atuando em diferentes áreas de uma empresa, seja realizando cursos em outras áreas do conhecimento.

Profissional multidisciplinar, generalista e especialista

Mas então qual a diferença de um profissional multidisciplinar para aqueles que são generalistas e especialistas?

Antigamente, o mercado valorizava muito quem se tornava especialista em alguma área do conhecimento. Era aquela pessoa que buscava conhecimento apenas sobre uma área específica, se aprofundava nela e tornava-se referência naquele segmento. Esse é o chamado profissional especialista.

Já o generalista é aquele que conhece sobre várias áreas, sabe falar sobre elas, mas nunca as estudou muito a fundo. É um profissional que sabe a respeito de muita coisa, que adquiriu conhecimento por meio de estudos, experiências de mercado e vivências.

Frente a esses dois cenários distintos, surgiu o profissional multidisciplinar, que é uma junção dos dois. Ele tem a vantagem de enxergar o todo. É aquela pessoa que possui uma especialidade, mas que buscou conhecimento em outras áreas e vivências e as transformou em habilidades práticas. São profissionais que possuem capacidade de pensar de diferentes formas e de interagir com as mais diversas áreas de mercado, sendo capazes de, realmente, solucionar problemas complexos.

Tidos como os profissionais do futuro, eles possuem um perfil capaz de atender à demanda da empresa de forma criativa, agregando conhecimentos e experiências para trazer soluções integradas.

Como se tornar um profissional multidisciplinar

Qualificação. Qualificação. Qualificação. Não existe fórmula mágica para ser um profissional multidisciplinar. Para não ficar de fora do mercado de trabalho e ser um profissional do futuro é preciso estudar um ofício específico, mas aprender a ver o todo.

Ou seja, é fazer uma graduação, mas se especializar – seja fazendo uma pós-graduação, um curso técnico, uma nova graduação, etc. E nunca perder de vista o que você aprende em todos os contextos de sua vida, com os livros, seriados, documentários, filmes e todos os conhecimentos e vivências do seu dia-a-dia. Toda vivência é uma oportunidade de aprendizado.

Procure habilidades que ultrapassem o contexto tradicional da sua área. Por exemplo, um profissional de administração que trabalha em um hospital pode buscar uma especialização em Segurança do Trabalho na Saúde. Ou, então, um profissional de comunicação que atue em escolas pode agregar conhecimento em Neuroeducação e se especializar na área.

O é essencial não se acomodar, pois, caso contrário, você está fadado a perder espaço. Para ser um profissional multidisciplinar, conquistar e manter um espaço no mercado de trabalho é preciso agregar habilidades e relacionar conhecimentos. A era de aprender uma profissão e exercê-la pelo resto da vida ou a de ser um especialista em algo muito específico já passou.

Você já se considera um profissional multidisciplinar? Conte sobre sua experiência nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *