Graduação ou Curso Técnico em Enfermagem?

Tempo de leitura: 2 minutos

mulher da área da saúde com estetoscópio no pescoço e vestes de proteção hospitalar

Independentemente se a sua escolha for graduação ou curso técnico em enfermagem, em ambos é possível conquistar sucesso profissional. Se a sua dúvida é qual dos modelos optar, leia o artigo e tenha todas as informações que precisa para escolher a melhor opção para você. Acompanhe! 

Quais são as diferenças entre graduação e técnico em enfermagem?

A principal diferença entre os dois cursos é o seu nível de formação. O técnico em enfermagem oferece conhecimentos que são classificados como nível médio. Já a graduação, é considerada uma formação superior. 

Além disso, a duração do curso também é diferente. Enquanto no técnico o estudante completa tudo em dois anos — com aulas práticas e teóricas —, na graduação é preciso cinco anos para conseguir o diploma de enfermeiro. 

Há ainda outras particularidades próprias do que é aprendido no curso, local de trabalho e as atividades que podem ser exercidas. Veja:

Curso técnico em enfermagem

Se deseja ingressar rapidamente no mercado de trabalho, o curso técnico pode ser o ideal para você, uma vez que é de curta duração. 

Nas aulas, o aluno aprenderá sobre os fundamentos básicos e necessários de todo enfermeiro, como fazer a desinfecção e esterilização de instrumentos cirúrgicos, preparar pacientes para os exames, entre outros. 

Quem opta pela opção, pode trabalhar em clínicas, centros de saúde, hospitais, spas, creches, abrigos, laboratórios, entre outros. 

Graduação em enfermagem

A graduação em enfermagem tem duração de cinco anos e é considerada mais completa do que o técnico. O aluno aprenderá não só as competências necessárias da área, mas, também, questões éticas, ambientais, políticas, educativas, culturais e sociais da profissão. 

Portanto, o principal objetivo é formar um profissional capaz de dar assistência às pessoas, proteção e, acima de tudo, que cuide do próximo na tentativa de melhorar o seu estado de saúde. 

É possível trabalhar na administração hospitalar e de clínicas, consultórios de saúde, centros de pesquisa, hospitais, ambulatórios, entre outros. 

Quem pode fazer esses cursos na área da enfermagem?

Quem termina o Ensino Médio e se interessa pela área pode fazer os cursos. Profissionais que buscam recolocação de cargo ou mudanças de áreas também.

No técnico, o estudante não precisa necessariamente estar prestes a acabar a escola para ingressar em uma instituição. Porém, para obter o diploma de conclusão, é preciso terminar o Ensino Médio por completo. 

Quem aposta no ensino da Faspec tem a vantagem de fazer o técnico em enfermagem a distância. Entre no site e conheça as opções de graduação e técnico disponíveis na instituição!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *