Pós-Graduação Online: Mitos e Verdades Sobre Esta Opção

capelos ao ar em uma comemoração de formatura

Em tempos de fake news, toda desconfiança é pouca. Quando envolve dinheiro e o nosso currículo, a atenção deve ser redobrada. Se falamos sobre pós graduação online, não é diferente. Existem muitos mitos sobre essa modalidade, os quais podem te confundir e adiar o início de seus estudos.

Neste artigo, vamos listar algumas das verdades e mentiras ditas sobre uma pós graduação EAD, para que você saiba se vale à pena ou não investir. Quer um spoiler? Vale (e muito!) a pena. Ainda tem dúvida? É só continuar a leitura!

Pós graduação online tem qualidade inferior.

[MITO]

A qualidade do curso não está ligada ao fato de ser a distância. As instituições que aplicam essa modalidade são, em sua maioria, licenciadas pelo Ministério da Educação e o seu diploma tem o mesmo peso de cursos presenciais.

Os materiais disponibilizados aos alunos são tão (ou mais) completo que em aulas presenciais. De quebra, as revisões podem ser feitas a todo momento, já que os arquivos são disponibilizados até o dia das avaliações – que também são online!

Toda pós graduação EAD é obrigada a ter algumas aulas presenciais.

[MITO]

Em 2017, o MEC atualizou a legislação que é aplicada às pós graduações à distância. Nela, foi determinado que não é obrigatória a aplicação de aulas presenciais. Ou seja: os cursos podem ser 100% online, o que permite que o aluno se organize como preferir.

É claro que, por isso, você precisa ter mais cuidado ao escolher uma pós graduação online. Busque o histórico da instituição e veja se ela está autorizada a aplicar esse tipo de curso, para que você não seja prejudicado em nenhum momento ou seja pego de surpresa.

Cursos à distância são mais baratos.

[VERDADE]

Como as instituições que aplicam cursos de pós graduação EAD não necessitam de uma estrutura física, os gastos da faculdade são menores e, por consequência, a sua matrícula e mensalidade ficam mais baratas. É a economia que muitos precisam para que tenham a oportunidade de agregar ao currículo uma formação mais específica e de qualidade.

As empresas têm preconceito com cursos EAD.

[MITO]

Como já dissemos, a qualidade de uma pós graduação online é a mesma ou até melhor do que de cursos presenciais. Além do mais, o seu diploma não tem nenhuma diferenciação por ser uma modalidade EAD. A validade é a mesma e o seu currículo ganhará o devido valor com sua formação.

Algumas empresas mais modernas inclusive valorizam quem faz um curso EAD, dado que a modalidade requer boa organização e, além disso, permite maior flexibilidade – ou seja, o aluno pode adquirir uma série de experiências que vão além do que o estudo demanda.

Seus únicos materiais serão vídeoaulas.

[MITO]

Se as aulas presenciais não têm apenas as apresentações do professor, por que em uma pós graduação EAD seria diferente? Além dessas explicações, há também a disponibilização de materiais didáticos como livros, artigos e as mais diversas ferramentas que podem ser transmitidas via internet.

Nestes casos, a variedade de materiais depende mais do professor. Mas você pode ter certeza: não serão apenas simples vídeos que irão te ensinar tudo que você busca em um curso EAD, em instituições de qualidade, há um grande compromisso em fornecer, ao aluno, boas experiências.

Você tem mais facilidade para se organizar.

[VERDADE]

Nos cursos de pós graduação online, você pode programar a melhor hora para estudar. Não importa se será na hora do almoço ou quando chegar: é você que determina o melhor horário. A única hora que você não pode decidir é quando enviar as avaliações. Nestes, quem determina ainda é o professor.

Uma pós graduação online é uma escolha que, se feita de forma consciente, dificilmente traz arrependimentos. Com preço em conta, valorização de currículo e organizada por você, por que não começar?

Na FASPEC, você encontra uma variedade de cursos que vão te ajudar a destacar no mercado.

O que te impede de começar uma pós graduação EAD? Conte nos comentários!