Pós em Administração Pública: Vale a Pena Cursar?

Tempo de leitura: 3 minutos

notebook e papéis sobre uma mesa

Dentre a grande variedade de cursos existentes, uma coisa é certa: estudar nunca é demais. Sempre que possível, é recomendável que os formandos e mesmo profissionais que já estão no mercado se especializem, para se destacar e/ou se manterem atualizados em relação à área de atuação.

Para quem se interessa por gestão pública não é diferente. Uma pós graduação em administração pública pode ser um diferencial para a gestão de cidades, especialmente num momento em que o país valoriza muito a administração pública técnica e competente.

Para entender um pouco mais sobre a gestão pública, o que faz um profissional na gestão de cidades e o quanto uma pós graduação em administração pública pode te ajudar, a FASPEC fez esse texto para você! É só seguir a leitura.

Administração Pública

Um gestor público é aquele profissional que atua diretamente no planejamento, organização e controle de atividades de órgãos públicos do Governo, ONGs ou até em empresas privadas que criam projetos junto ao poder governamental.

O relacionamento com políticas públicas – de segurança a saúde – permitem que, quem se direciona para essa área de atuação, tenha várias possibilidades de carreira.

Gestão pública: o que faz um profissional da área?

Para facilitar o entendimento, o administrador público é quem tem formação em administração pública. A sua atuação no mercado de trabalho é focada em fazer que as políticas públicas tenham um bom funcionamento, além de aperfeiçoar as ações empenhadas ou propostas pelo poder público. Mas não pense que você só pode atuar em órgãos do Governo.

O trabalho do gestor público pode ser feito tanto em órgãos públicos como em organizações privadas. O trabalho é feito a partir de questões que envolvem interesse público e social, tendo em vista a importância de se respeitar as legislações vigentes e agir em benefício da coletividade.

O profissional deve desenvolver os programas de interesse público, fazendo o seu acompanhamento e observando seus resultados. Além disso, é importante que haja qualificação do pessoal envolvido nos processos, contratação de empresas e serviços, além de aumentar a produtividade dos recursos das ações – sejam eles humanos, materiais ou até do tempo.

Pós graduação em administração pública: por que fazer?

A pergunta pode parecer complexa, mas é mais simples que você pensa. A pós graduação em administração pública tem como objetivo a qualificação ainda maior do gestor público, possibilitando que ele tenha horizontes mais amplos na gestão de cidades ou mesmo nas empresas privadas que trabalhem com órgãos públicos.

Se o foco do aluno for na gestão de cidades, a pós graduação em administração pública pode fazer ainda mais. Nesse aspecto, esse tipo de atuação busca transformar a realidade de comunidades e regiões, tendo uma aplicação mais próxima.

Ao ter familiaridade com os conceitos de projetos no âmbito público e envolvimento direto, o profissional tem mais possibilidades de gerar ações efetivas para a região em que atua.

A qualificação na pós graduação em administração pública também permite que você se destaque no mercado de trabalho, valorizando o seu salário e possibilitando um projeto mais amplo de carreira.

Não menos importante, é interessante reforçar que, atuando diretamente na gestão de cidades, o profissional consegue exercer, de perto, o seu papel como cidadão e se tornar responsável por grandes transformações para a sociedade.

Nada mal, não é mesmo? Você tem interesse em seguir carreira na área de administração pública? Conte nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *