Mudar de Profissão: 05 Dicas Para Mudar De Carreira Sem Medo

4 min read
reunião com vários profissionais em uma empresa

Mudar de profissão não é uma decisão fácil. Para buscar novos desafios na carreira, o profissional precisa estar pronto para enfrentar os obstáculos e estar determinado a superá-los no processo de mudança de carreira. Mas, na vida, muitas coisas podem ser mais simples do que parecem.

Por isso, no conteúdo de hoje vamos te apresentar cinco dicas que te ajudarão a direcionar melhor a sua mudança de profissão!

Mudar de profissão é uma boa alternativa?

Assim que saímos do ensino médio, somos praticamente obrigados a escolher um caminho a seguir. Nesse momento, nem sempre temos certeza para onde queremos ir. Além do mais, durante nosso crescimento – na faculdade ou fora dela – passamos por situações que nos mostram que a escolha passada pode não ser realmente o que gostaríamos de fazer. Mas o importante disso é que nunca é tarde demais!

Apostamos que você já ouviu muitas histórias de pessoas que mudaram a direção da carreira e hoje estão muito mais felizes! Claro que esse é um desafio grande, mas pode fazer parte de uma transformação incrível na vida.

Por isso, vamos às cinco dicas que te mostrarão como mudar de profissão com mais segurança?

1. Quer mudar de profissão? Pesquise!

Antes de dar o tão sonhado primeiro passo para mudar de profissão, pesquise sobre a área que deseja atuar. Mesmo que você já tenha plena certeza do caminho que quer percorrer, você precisa entender como os profissionais da área atuam, quais exigências o mercado faz e até mesmo a faixa salarial de cada uma das profissões.

É importante que você saiba também quais são os conhecimentos exigidos na nova carreira. Assim, você consegue se preparar com maior tranquilidade e evita um susto quando entrar em um contexto de trabalho completamente novo.

Invista em você mesmo…

O seu maior patrimônio é você mesmo. Logo, o seu investimento pessoal deve ser o principal direcionamento no momento da mudança de carreira. E como você pode fazer isso? Literalmente “se mostrando” e experimentando a sua nova área de atuação.

Com o avanço da internet, é fácil atrair visibilidade em relação ao que você faz em sua vida profissional. E quando falamos todos, falamos dos seus futuros chefes e também dos novos colegas de profissão. Por isso, trabalhe suas redes sociais, crie projetos e lance-os na Internet!

Não se preocupe em começar fazendo “coisas enormes”. O mínimo esforço, alinhado ao desejo de experimentar, tentar e aprender (com erros e acertos) é sempre bem visto por aqueles que já têm uma experiência. Quem não quer mudar de profissão com um networking prévio, não é mesmo?

…mas sem esquecer de ser profissional

Ok, o desejo de mudar de profissão é maior que tudo. Mas não dá para simplesmente jogar tudo para o alto e se queimar no atual cargo que se encontra. Por isso, tenha paciência e se mantenha um bom profissional no ambiente em que se encontra.

Ser um bom profissional vai muito além de ser bom no que faz. É levado em consideração o empenho e dedicação demonstrados, além da pontualidade, ética, entre tantos outros valores importantes.

Mesmo depois da sua saída, a sua boa atuação pode te render indicações e até mesmo recomendações na sua nova carreira. Fora que é sempre melhor deixar portas abertas por onde passamos, não é mesmo?

Crie objetivos e metas para a mudança acontecer

Você já pesquisou sobre a área, investiu em você e está se esforçando profissionalmente. Que tal traçar objetivos e metas para mudar de profissão? Coloque datas, determine prazos e se dedique para conquistar os pequenos passos que te levem ao seu sonho. A mudança de carreira exige paciência, mas, com objetivos e metas, você foca no que quer e consegue com maior facilidade e organização!

Agora, é hora de especializar!

Falta apenas o último passo: começar o curso e se especializar na nova área. Você precisa direcionar o seu currículo para a nova profissão, e isso não envolve, necessariamente, a exclusão de tudo o que você já estudou até aqui.

Atualmente, os profissionais mais valorizados são aqueles que se especializam em algo, mas que sabem dialogar com áreas distintas! Por isso, você pode agregar valor à sua nova carreira com uma pós graduação, especialização, mentorias com profissionais da área, entre outras capacitações possíveis.

Não tenha medo de trocar a direção da sua carreira, todavia, nossa recomendação é fazê-la com preparação, dedicação aos novos objetivos e paciência até que os resultados cheguem.

O que achou das dicas que temos? Conhece alguém que está vivendo esse momento? Compartilhe o conteúdo!