Medo De Crescer Profissionalmente — Como Lidar Com Ele?

Tempo de leitura: 2 minutos

Você sofre com o medo de crescer profissionalmente? Pode até ser que tente esconder e se enganar, mas se você não vai atrás do sucesso profissional e já estagnou na carreira, pode ser um indício desse problema. 

Isso é mais comum do que imagina e, por isso, vamos falar um pouco mais sobre o assunto e dar dicas de como você pode lidar com esse medo. 

Dicas para lidar e se livrar do medo de crescer profissionalmente

Vivemos com a pressão diária de precisar ter uma profissão, se especializar, estar atualizado e adquirindo conhecimento a todo o momento. 

Não é fácil lidar com tudo isso e é aí que o medo de crescer profissionalmente aparece. Ele funciona como uma barreira para que você consiga ter um futuro mais promissor. 

Ao deixar que esse medo te consuma, você pode perder oportunidades melhores de trabalho, como um novo emprego, um novo cargo ou uma promoção. Se permitir que isso aconteça, é provável que não consiga ir adiante e obter o tão sonhado sucesso profissional. 

Por isso, separamos algumas dicas para você:

Acredite no seu potencial! 

Não se esconda atrás da desmotivação. Você precisa enxergar o que tem de melhor, seus pontos positivos e como pode melhorar o que te incomoda. 

Ser perfeito não é acertar o tempo todo, mas é entender os erros e buscar pela melhoria contínua.

Não procrastine

Procrastinar é como um verdadeiro vício. Depois que faz a primeira vez, acaba virando uma bola de neve. Não deixe nada para depois. Respire fundo e encare suas tarefas! Assim que começar a fazer suas atividades, verá o tanto de tempo que perdeu ao não tomar essa atitude antes.

Busque o que te faz feliz

Parece clichê, mas é real! Uma profissão, um ambiente de trabalho, uma função que seja a que você sempre sonhou, um meio de lazer e um hobbie irão te motivar a crescer. Você se sentirá mais confiante com isso e o medo ficará de lado. 

Avalie sua atual posição no mercado profissional

Você está contente com o que tem hoje? Quais são seus objetivos futuros? Coloque-os no papel para visualizar onde você pode chegar e o que deve fazer para conquistar isso. 

Faça uma pós-graduação, por exemplo, ou um curso técnico para se atualizar ou mudar de área, caso seja essa a sua necessidade. 

Busque orientação

O auxílio é essencial para termos um psicológico em dia, ainda mais quando falamos sobre a rotina de trabalho. Por isso, ter alguém — um amigo, familiar ou um profissional da saúde — para compartilhar suas angústias é uma ótima maneira de se expressar. Uma visão de fora pode encontrar a melhor solução para você!

Coloque as dicas em prática para vencer o medo de crescer profissionalmente e sinta-se realizada com sua profissão! Leia mais textos no blog da Faspec!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *