Marketing Para Produtores Rurais: Como Fazer Uma Boa Estratégia?

Tempo de leitura: 3 minutos

agricultor verificando o plantio

Em tempos de redes sociais, não existe negócio que não invista em marketing. Se uma loja não está na internet, o concorrente está – e está ganhando público com isso. E, se você acha que o produtor rural não tem espaço na internet, está muito enganado. Hoje, vamos falar de uma iniciativa pouco conhecida, mas muito efetiva: o marketing rural.

Investir em marketing não é mais uma exclusividade para lojas nos grandes centros urbanos. Para os produtores rurais, entender a importância do marketing para os seus negócios pode se transformar no diferencial em um mercado extremamente competitivo!

Parece estranho, não é mesmo? Fique tranquilo! Vamos detalhar para você todas essas novidades. Que tal fazer a sua propriedade rural se destacar na internet para fazer ainda mais negócios?

Para descobrir como, é só continuar a leitura!

Marketing rural: as campanhas digitais funcionam?

É automático pensar que o produtor rural não tem espaço na Internet. Mas é aí que você se engana. O papel da rede mundial de computadores foi justamente democratizar os espaços para que todos consigam aparecer. É pensando nisso que o marketing rural tem atraído a atenção dos gestores do agronegócio a cada dia.

Claro: o marketing tradicional, que ocupa os espaços dos jornais, rádios e televisões têm grande importância no meio. Entretanto, a internet tem roubado parte desse público e saindo como grande campeã na disputa de “melhor local para um anúncio”.

E não pense que essa é uma exclusividade das grandes propriedades rurais. A sociedade em geral e, por consequência, os internautas, têm buscado cada vez mais produtos provenientes de pequenos produtores, que sejam mais naturais e sejam resultado da agricultura familiar.

Dito isso, quais os ganhos do produtor rural com o marketing?

O que o produtor rural pode ganhar com o marketing?

Um dos principais conceitos do marketing é tornar uma marca conhecida. Para quem depende do comércio, ser conhecido é essencial para que as vendas aconteçam. Logo, o produtor rural tem grandes chances de aumentar a sua visibilidade com o marketing rural.

Veja só alguns dos ganhos:

Envolvimento com possíveis clientes

Você quer tornar os serviços do seu agronegócio conhecidos, certo? Se a sua resposta for sim, você precisa conversar com os seus possíveis clientes, que também são chamados seu público-alvo na internet.

O processo de comunicação com esse público, através de conteúdos exclusivos ou mesmo de anúncios direcionados, farão com que o seu potencial cliente lembre da sua marca na hora de efetuar a compra.

Uma vez com o produto adquirido e com a expectativa atendida, o cliente se envolverá com outros potenciais clientes e o boca a boca aumentará sua visibilidade.

Fidelização dos clientes

Se o boca a boca é consequência da satisfação dos seus clientes, que tal transformá-los em verdadeiros promotores da marca? O produtor rural que procura atender o seu cliente antes, durante e depois da compra aumenta as chances de satisfazê-lo.

Com o marketing digital, a gestão da propriedade rural compreende as necessidades e desejos dos seus clientes. Com isso, fica muito mais simples compreender quais são as melhores formas de fidelizá-los, seja através de mudanças no preço, em relacionamento após a compra ou outras ferramentas.

Isso faz com que a experiência de compra do cliente seja inesquecível! E quem é que não faz propaganda de uma boa experiência?

Mais vendas, mais lucro

Se você tem um maior envolvimento com clientes e ainda os fideliza, automaticamente terá um maior número de vendas. Com a sua marca na ponta da língua, o mercado reconhecerá o produtor rural que estiver valorizando o seu produto e melhorando a sua marca.

Todavia, não se esqueça: marketing rural é um investimento que traz resultados, mas que precisa ser feito de forma constante!

Nossa dica para o produtor rural é: comece devagar até ir pegando o jeito! As redes sociais são uma ótima alternativa para ir testando o contato com o seu público e ver quais técnicas geram maior retorno!

Tem alguma dúvida sobre marketing rural? Deixe nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *