Dicas de Estudos, Carreira e Vida Profissional no Blog da FASPEC

Confira dicas e artigos sobre Educação, Rotinas de Trabalho e Estudo, Carreiras Profissionais e Mais no Blog da FASPEC. Acesse agora!

Marketing Para Produtores Rurais: Como Fazer Uma Boa Estratégia?

3 min read
agricultor verificando o plantio
agricultor verificando o plantio

Em tempos de redes sociais, não existe negócio que não invista em marketing. Se uma loja não está na internet, o concorrente está – e está ganhando público com isso. E, se você acha que o produtor rural não tem espaço na internet, está muito enganado. Hoje, vamos falar de uma iniciativa pouco conhecida, mas muito efetiva: o marketing rural.

Investir em marketing não é mais uma exclusividade para lojas nos grandes centros urbanos. Para os produtores rurais, entender a importância do marketing para os seus negócios pode se transformar no diferencial em um mercado extremamente competitivo!

Parece estranho, não é mesmo? Fique tranquilo! Vamos detalhar para você todas essas novidades. Que tal fazer a sua propriedade rural se destacar na internet para fazer ainda mais negócios?

Para descobrir como, é só continuar a leitura!

Marketing rural: as campanhas digitais funcionam?

É automático pensar que o produtor rural não tem espaço na Internet. Mas é aí que você se engana. O papel da rede mundial de computadores foi justamente democratizar os espaços para que todos consigam aparecer. É pensando nisso que o marketing rural tem atraído a atenção dos gestores do agronegócio a cada dia.

Claro: o marketing tradicional, que ocupa os espaços dos jornais, rádios e televisões têm grande importância no meio. Entretanto, a internet tem roubado parte desse público e saindo como grande campeã na disputa de “melhor local para um anúncio”.

E não pense que essa é uma exclusividade das grandes propriedades rurais. A sociedade em geral e, por consequência, os internautas, têm buscado cada vez mais produtos provenientes de pequenos produtores, que sejam mais naturais e sejam resultado da agricultura familiar.

Dito isso, quais os ganhos do produtor rural com o marketing?

O que o produtor rural pode ganhar com o marketing?

Um dos principais conceitos do marketing é tornar uma marca conhecida. Para quem depende do comércio, ser conhecido é essencial para que as vendas aconteçam. Logo, o produtor rural tem grandes chances de aumentar a sua visibilidade com o marketing rural.

Veja só alguns dos ganhos:

Envolvimento com possíveis clientes

Você quer tornar os serviços do seu agronegócio conhecidos, certo? Se a sua resposta for sim, você precisa conversar com os seus possíveis clientes, que também são chamados seu público-alvo na internet.

O processo de comunicação com esse público, através de conteúdos exclusivos ou mesmo de anúncios direcionados, farão com que o seu potencial cliente lembre da sua marca na hora de efetuar a compra.

Uma vez com o produto adquirido e com a expectativa atendida, o cliente se envolverá com outros potenciais clientes e o boca a boca aumentará sua visibilidade.

Fidelização dos clientes

Se o boca a boca é consequência da satisfação dos seus clientes, que tal transformá-los em verdadeiros promotores da marca? O produtor rural que procura atender o seu cliente antes, durante e depois da compra aumenta as chances de satisfazê-lo.

Com o marketing digital, a gestão da propriedade rural compreende as necessidades e desejos dos seus clientes. Com isso, fica muito mais simples compreender quais são as melhores formas de fidelizá-los, seja através de mudanças no preço, em relacionamento após a compra ou outras ferramentas.

Isso faz com que a experiência de compra do cliente seja inesquecível! E quem é que não faz propaganda de uma boa experiência?

Mais vendas, mais lucro

Se você tem um maior envolvimento com clientes e ainda os fideliza, automaticamente terá um maior número de vendas. Com a sua marca na ponta da língua, o mercado reconhecerá o produtor rural que estiver valorizando o seu produto e melhorando a sua marca.

Todavia, não se esqueça: marketing rural é um investimento que traz resultados, mas que precisa ser feito de forma constante!

Nossa dica para o produtor rural é: comece devagar até ir pegando o jeito! As redes sociais são uma ótima alternativa para ir testando o contato com o seu público e ver quais técnicas geram maior retorno!

Tem alguma dúvida sobre marketing rural? Deixe nos comentários!

3 thoughts on “Marketing Para Produtores Rurais: Como Fazer Uma Boa Estratégia?

  1. Me chamo Roberto e Seu site é muito bom, gostei das
    postagens e já salvei aqui nos Favoritos. Vocês aceitam
    parcerias para troca de backlinks ou banners para melhorar
    as suas visitas reais? Se tiver interesse em crescer o
    número de visitantes entre no meu blog tambem
    (TrafegoPago.Blog.Br) e Fale Conosco.

  2. You’re so cool! I do not suppose I have
    read anything like this before. So nice to discover someone with some genuine thoughts on this issue.

    Really.. many thanks for starting this up.
    This site is one thing that’s needed on the
    internet, someone with some originality!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contact Form Blog Faspec

Copyright © All rights reserved. - Faculdade Pelegrino Cipriani