Jovens no Mercado de Trabalho — Como Conciliar Estudos?

2 min read
Faz parte dos jovens no mercado de trabalho e precisa conciliar seus estudos? Confira as dicas no artigo!
mulher sorridente estudando em sua mesa de estudos

jovens no mercado de trabalho

mulher sorridente estudando em sua mesa de estudos

A entrada de jovens no mercado de trabalho pode acontecer por três motivos: busca de independência financeira, antecipação da carreira ou necessidade para ajudar dentro de casa.

Quem enfrenta os desafios dessa dupla jornada pode ter dificuldades de como conciliar a rotina com a vida pessoal e os estudos, além de ainda conseguir dar o seu melhor em todas as  atividades. Acompanhe o artigo e aprenda a focar em cada uma das áreas de maneira eficaz.

Os desafios dos jovens no mercado de trabalho

De acordo com dados da pesquisa “Juventude na Escola — Por que enfrentam?”, realizada pelo MEC em 2016, 32,2% dos jovens conciliavam seus estudos com um  trabalho.

Além disso, 55% dos estudantes entrevistados eram alunos do EJA — Educação para Jovens e Adultos.

A sua demanda pode mudar de acordo com a semana, sendo o que é prioridade na atual, pode não ser na seguinte.

Entre os problemas que os jovens no mercado de trabalho costumam enfrentar estão:

• cansaço;
  • falta de foco;
  • pouca dedicação em uma ou ambas atividades;
  • dificuldades em manter um rotina organizada.

Como encarar essa realidade e, de quebra, conseguir consolidar de maneira eficaz o estudo e o trabalho? Se você não sabe como resolver, tente:

Estabelecer prioridades

Portanto, pegue o domingo para listar as atividades e anote em um lugar que você não esquecerá, como agenda, calendário pessoal ou cronograma.

Dessa forma, fica mais fácil saber quando deve priorizar a revisão de uma matéria ou a lista de atividades determinadas pelo seu chefe, por exemplo.

Além disso, você também pode estabelecer as prioridades por horários. Fica a seu critério!

Aproveitar momentos de lazer com parcimônia

Ninguém consegue focar 100% de tempo no trabalho ou estudo, né? Todos nós precisamos nos divertir, sair e aproveitar momentos de lazer.

A dica é tentar manter uma vida social sem prejudicar os seus afazeres definitivos. Ao invés de sair para o cinema na quarta-feira, por exemplo, por que não estabelecer o fim de semana, como o sábado, para isso?

Tente separar os cinco dias úteis da semana para as suas atividades e o fim de semana, para o lazer.

Otimizar tempo

Se decidiu estudar em um determinado horário, faça só isso. Não misture as duas áreas, jamais! Além de atrapalhar o seu rendimento e foco, você vai desperdiçar muito mais tempo tentando unir as duas coisas.

Relaxe e lembre-se de que você está investindo acima de tudo em você mesmo.

Agora que já sabe como pode funcionar a rotina dos jovens no mercado de trabalho, confira mais dicas no blog da Faspec!