Dicas de Estudos, Carreira e Vida Profissional no Blog da FASPEC

Confira dicas e artigos sobre Educação, Rotinas de Trabalho e Estudo, Carreiras Profissionais e Mais no Blog da FASPEC. Acesse agora!

O Que é Gestão da Propriedade Rural? Entenda seu funcionamento!

3 min read
área rural com cerca em volta
área rural com cerca em volta

Pensar em fazendas é ter em mente o cuidado com o gado, com a criação de aves, com plantações e várias outras tarefas que a vida de quem trabalha ou quer trabalhar no campo exige.

Mas para que os negócios no campo funcionem a plenos pulmões, é necessário implementar uma boa gestão rural. Mas você sabe o que é a gestão da propriedade rural? Fique tranquilo que já vamos te explicar!

A administração rural

O gestor de fazendas é nada mais nada menos que um administrador especializado no agronegócio. Ou seja: quando falamos de gestão rural, estamos falando nos processos para criar e aplicar as melhores técnicas administrativas para que o negócio no campo seja mais rentável e sustentável para o proprietário.

Se você quer saber um pouco mais sobre as ferramentas de administração rural, que vão organizar as finanças e as tarefas do agronegócio, é só seguir a leitura:

Gestão rural: como fazer a gestão da propriedade rural?

Como acontece com a administração de qualquer tipo de empreendimento, existem conceitos básicos para que o processo seja bem implementado, de forma a permitir que os objetivos do gestor da propriedade rural sejam cumpridos.

Considerando essa questão, fizemos uma lista com os principais pontos de atenção para a administração rural:

  1. Começamos pelo básico: organize as informações

A premissa básica de todo bom trabalho começa com a organização dos dados. Na gestão da propriedade rural não é diferente.

O profissional precisa ter em mãos as informações de cada metro quadrado da propriedade, o número de trabalhadores dispostos nas mais diferentes áreas, quantos animais existem e quais as plantações no terreno, mas não para por aí.

Tente fazer um registro histórico dos investimentos e receitas até hoje. Busque compreender se há algum tipo de sazonalidade nos números, até mesmo para identificar se há algo que pode ser feito para melhorar os resultados.

Mais do que levantar essas informações, o administrador precisa armazenar em um local de fácil acesso, podendo ser consultado sempre que possível. Pode ser caderno, computador ou um celular. Analise qual a melhor ferramenta para prosseguir com seu trabalho. E não se esqueça de guardar recibos e comprovantes das mercadorias!

  1. Use e abuse de novas tecnologias

As novas tecnologias estão em todas as áreas – inclusive no agronegócio. Procure por softwares que melhorem o controle da safra, equipamentos que otimizem a colheita ou até mesmo invista em treinamento do pessoal. Uma gestão rural bem feita é aquela que está atenta às novidades do mercado.

  1. Planeje e crie metas

Não há funcionário motivado se não há metas de trabalho. Então, o seu papel como gestor no agronegócio é criar desafios para os trabalhadores da fazenda, com metas que sirvam de motivação para alcançar aquele planejamento.

O planejamento também é o que te ajudará a encontrar possíveis problemas da administração rural, mostrando oportunidades de melhoria que podem ser supridas com tecnologias ou novos funcionários.

  1. Se especialize para a administração rural

Antes mesmo de treinar o seu pessoal para a gestão rural, especialize você mesmo nesta área da administração. Para desenvolver técnicas voltadas para o agronegócio, você precisa estar antenado em todos os conceitos da área.

Existem graduações e especializações específicas para o setor. Além de melhorar a sua atuação como profissional, você se torna parte de destaque no mercado de trabalho do agronegócio. A sua remuneração será acima da média nacional e vai te garantir uma melhor qualidade de vida e qualificação profissional ao atuar no campo.

Para a gestão da propriedade rural não tem segredo: busque capacitar-se nas tecnologias e novidades do mercado, faça uma gestão orientada a dados e estabeleça metas desafiadoras!

O que você considera serem as maiores dificuldades na gestão do agronegócio? Deixe nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contact Form Blog Faspec

Copyright © All rights reserved. - Faculdade Pelegrino Cipriani