O Que Fazer Após a Graduação? Confira Algumas Dicas!

3 min read
mulher sorridente com vestimenta de formatura

Depois da graduação, uma pergunta ronda a cabeça dos diplomados é: “formei, e agora?”. Existem várias possibilidades: descansar depois dos anos de estudo, procurar uma pós graduação ou até mesmo um mestrado. Mas qual será a melhor alternativa para quando você sair da faculdade?

Algumas opções seduzem mais do que as outras, principalmente depois de tanto esforço. Só que sabemos que tempo é dinheiro e qualquer segundo desperdiçado pode custar caro no futuro. Por isso, resolvemos te ajudar a descobrir o que fazer!

Siga a leitura deste post e saiba a melhor opção depois da graduação.

Formei, e agora? Devo descansar?

Dias mais livres, mais tempo para organizar a vida… quem é que não quer aproveitar de um bom descanso? Noites a mais de sono e responsabilidades a menos é um dos pontos que mais nos seduz. Mas isso não significa que essa seja uma boa ideia parar depois de formar.

Ao sair da faculdade, o melhor caminho é continuar investindo em seu currículo. No cenário atual do mercado, quem não se mantém por dentro das novidades e está sempre se capacitando, perde espaço.

Portanto, perder o ritmo dando uma pausa muito longa após se formar, possivelmente, não é a melhor opção. Assim que você se forma, você ainda está acostumado com o ritmo de estudos e tem maior facilidade em dividir seu tempo com uma pós graduação.

Pense que, para o mercado de trabalho, caminhar na frente é essencial. O seu principal concorrente é você mesmo.

Que tal um mestrado?

“Formei, e agora? Que tal um mestrado?”. Talvez você tenha pensado nessa possibilidade depois da graduação, mas você precisa traçar bem os seus objetivos antes de optar por esse tipo de curso.

Os cursos de mestrado são direcionados principalmente para quem deseja seguir a carreira acadêmica, se tornando professor ou pesquisador. Existem alguns mercados que valorizam muito quem já fez um mestrado, mas, em muitos casos, uma pós graduação mais voltada para o mercado é mais valorizada.

Então, faça uma boa análise antes de dar qualquer passo em falso.

Por que não uma pós graduação?

Como dissemos no tópico acima, a pós graduação tem foco principalmente em quem deseja se destacar no mercado de trabalho, pensando em metodologias que vão acrescentar no dia a dia profissional.

Com metodologias que focam na prática, a pós graduação tem aplicação mais rápida que a graduação, tendo duração média entre um ano e meio e dois. Por serem mais práticas, as aulas facilitam muito o aprendizado! Mas, nesse caso, surge outra dúvida: você deve escolher uma pós presencial ou a distância?

Presencial ou à distância: por qual pós devo optar?

As graduações no modelo presencial ainda são maioria, diferentemente das pós graduações. Neste tipo de curso, tem sido cada vez mais comum encontrar ofertas de ensino à distância, inclusive sem exigência de aulas presenciais. Mas, então, além de se perguntar “formei, e agora”, como você solucionar mais essa dúvida?

Cada um tem suas próprias vantagens e desvantagens, por isso, antes de fazer qualquer tipo de escolha, pesquise bastante! Reflita sobre as questões financeiras, sua disponibilidade de tempo, a confiabilidade das instituições e também o seu perfil!

Você está pensando em fazer uma pós graduação? Qual? Conte pra gente nos comentários!