Especialização EAD — 5 Maneiras De Gerenciar o Seu Tempo

Tempo de leitura: 3 minutos

Você já deu a desculpa de que não tem tempo disponível, por isso não se matricula em nenhum curso de pós-graduação? Uma solução para isso é fazer uma especialização EAD (Ensino a Distância). 

Porém, mesmo assim, você precisará ter uma boa organização e saber gerenciar seu tempo de forma inteligente. Não se preocupe, estamos aqui para te dar algumas dicas para isso!

Você sabe como gerenciar seu tempo e ser mais produtivo em sua especialização EAD?

O gerenciamento de tempo é você conseguir organizar suas tarefas dentro do período que tem disponível para fazê-las. 

Você pode achar que não está tendo tempo suficiente para realizar seus afazeres, mas, às vezes, só é preciso ter mais planejamento. Mas como fazer isso?

Quando o assunto envolve a especialização EAD, estamos falando sobre estudo. O ato de estudar pede que você tenha atenção para, de fato, aprender algo construtivo e poder levar para o seu dia a dia. 

Um ensino a distância já ajuda bastante, pois é possível ter mais flexibilidade de horário — o que ajuda a organizar melhor sua rotina.

Agora, vamos às dicas de como gerenciar seu tempo para aproveitar ao máximo uma especialização EAD:

1. Liste quais são as suas tarefas

Você pode usar uma agenda, um planner ou até mesmo o bloco de notas do celular. Faça um mapeamento de todos os afazeres que terá que realizar naquele dia — tanto os do curso e os do trabalho quanto os de sua rotina pessoal. 

2. Sinalize o que é importante e o que é urgente

A maioria das pessoas não sabe diferenciar o importante do urgente. 

As tarefas urgentes são aquelas que têm prazos curtos ou que já passaram dele. Ou seja, você não pode deixar para depois. As importantes são as significativas, mas que ainda estão dentro do prazo.

Você pode reescrevê-las por ordem ou marcá-las com cores diferentes. Além disso, use post-its para anotar as com urgência, assim, você não corre o risco de esquecê-las.

Por exemplo, caso você não tenha entregue o trabalho que estava previsto para a semana passada, significa que essa tarefa é a urgente e deve ser feita primeiro. Já a aula dessa semana (ou a “lição de casa”) entrará como “importante”. 

O ideal é que você use seu tempo livre ou reserve um período maior para não atrasar as próximas tarefas. 

3. Não programe todo o seu dia

Algumas vezes, nem tudo sai como o planejado, não é mesmo? Caso você programe seu dia todinho, sem nenhum momento sobrando, pode se sentir frustrado quando ocorrer algum imprevisto e não conseguir terminar tudo o que planejou. 

Por isso, já leve em conta algumas horas vagas. Sem falar que é bom também ter um tempo para relaxar. 

4. Determine horários

Você verá que algumas tarefas serão corriqueiras. Por exemplo, caso você separe o período após o expediente para estudar on-line uma determinada matéria, isso sempre será feito em um horário aproximado. Tente estabelecer essa regra, assim fica mais fácil não sabotar as aulas!

5. Mantenha a calma

Você pode achar que tudo está acumulado e não conseguirá manter uma constância em sua especialização EAD. Mas acalme-se! Assim que você começar a se planejar e determinar graus de importância para cada tarefa, verá como sua organização irá melhorar e o dia fluirá mais fácil. 

Gostou das dicas? Caso tenha algo que você faz e te ajuda a gerenciar seu tempo, compartilhe conosco nos comentários! Leia mais artigos no blog da Faspec.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *