Diferencial Competitivo — O Que Uma Empresa Considera ao Contratar?

Tempo de leitura: 2 minutos

mãos de duas pessoas se cumprimentando

Você já parou para pensar no seu diferencial competitivo como profissional? Aliás, será que todos têm um? O mercado de trabalho exige cada vez mais experiências e diversificação de atividades, e ter algo que te destaque dos demais é essencial.

Saiba como descobrir o seu e o que uma empresa pode considerar como ponto positivo no currículo.

O que é diferencial competitivo?

Não é novidade para ninguém que no mercado de trabalho existe competitividade e, somente os melhores profissionais — aqueles que se encaixam exatamente na vaga em questão —, vão ser selecionados. 

Um erro que muitos cometem é pensar que apenas o conhecimento técnico é importante para um currículo perfeito. Mas o lado comportamental, as vivências, relacionamentos e  outros pontos também são essenciais. 

Podemos dizer que o diferencial competitivo de alguém são os seus atributos, ou seja, coisas que o tornam único. 

Por exemplo, imagine que uma empresa esteja procurando um profissional que saiba falar línguas estrangeiras, mas não informou quais e nem quantas. Um candidato sabe apenas o inglês, enquanto o outro, aprendeu além da língua inglesa, o espanhol e francês. O diferencial do segundo concorrente é a sua experiência em vários idiomas. Entendeu?

Portanto, podemos concluir que o diferencial competitivo nada mais é do que um conjunto de competências.

Como saber qual é o meu diferencial competitivo?

Há diferenciais que são fáceis de identificar, porém, os recrutadores podem considerar como um ponto de destaque algo que você possa achar simples e sem muita importância no currículo. 

Portanto, para saber alguns dos seus, pense e reflita nessas quatro perguntas:

Eu sou proativo?

Você espera as respostas chegarem ou vai em busca delas? Ser proativo é uma característica de destaque diante dos líderes da organização.

Estou atento ao trabalho?

Essa pergunta não está somente relacionada com  as atividades que exerce. Saber as novidades e mudanças da empresa de forma geral, mostra que você é um profissional que se importa com o ambiente e “respira” a organização.

Busco desafios?

Muitos profissionais param no tempo e vivem em sua zona de conforto. Você é assim? É importante se reciclar e buscar novos desafios para, um dia, no futuro, poder assumir novas responsabilidades, por exemplo. 

Cursos de especialização seriam bons para mim?

É sabido que hoje em dia somente a graduação não é um diferencial competitivo. Fazer cursos de especialização, como MBA e pós, tem sido cada vez mais pedido entre os recrutadores. 
Gostou do conteúdo? Mais como esse você encontra no blog da Faspec. Acompanhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *