Diferença entre MBA e Pós-Graduação

Tempo de leitura: 2 minutos

capelos no ar na comemoração de formatura

Se deseja fazer algum curso de aperfeiçoamento depois de ter se formado na faculdade, você precisa entender sobre diferença entre MBA e pós-graduação. Na verdade, ambas estão relacionadas. Descubra no artigo o que difere os dois termos e escolha a opção ideal para a sua carreira profissional. Confira!

Qual a diferença entre MBA e pós-graduação?

Você sabia que todo MBA é uma pós, mas nem toda pós é um MBA? O objetivo profissional deve ser levado em consideração para fazer a escolha certa.

Mas, afinal, qual a diferença entre MBA e pós-graduação? Selecionamos os principais pontos que devem ser analisados:

MBA

O Master Business Administration (MBA) nada mais é do que uma pós-graduação no estilo lato sensu. A modalidade tem foco no mercado de trabalho, em gestão, negócios e empresas. Quem deseja se tornar um chefe, por exemplo, opta por essa opção. As aulas costumam ser realizadas aos sábados e com carga horária de 360 a 480 horas/aula — mas pode variar dependendo da instituição escolhida.

Pós-graduação

Já a pós-graduação pode ser dividida em lato sensu e stricto sensu, podendo ser uma especialização, mestrado ou doutorado (ou o próprio MBA).

O lato sensu é direcionado aos profissionais que desejam obter conhecimentos a mais sobre uma área específica, com foco total em mercado de trabalho. O stricto sensu é voltado para a área acadêmica, tendo como objetivo tornar o aluno um pesquisador ou professor universitário.

A carga horária do lato sensu e do mestrado é de 360 horas/aula. Já a do doutorado, 720 horas/aula.

Como saber qual devo escolher?

Agora que você entendeu sobre a diferença entre MBA e pós-graduação, já sabe qual tipo escolher?

Se deseja se tornar um líder na sua área de conhecimento, como por exemplo, ser um gestor, opte pelo MBA, pois o curso será mais focado em gestão.

Caso queira ser um professor universitário ou um pesquisador, a pós-graduação em mestrado ou doutorado são as melhores opções. Mas, se deseja se especializar na sua área de atuação, opte pela  especialização.

Escolha a Faspec para sua pós-graduação

A Faspec é uma instituição de ensino que te prepara para todas as possibilidades do futuro. Portanto, se deseja uma pós-graduação de qualidade e reconhecida pelo MEC, conheça os nossos cursos! Todos são no padrão lato sensu e à distância.

Caso o seu impedimento era a disponibilidade de ir até o local de estudo, não se preocupe mais. Faça do conforto da sua casa — ou de onde estiver — todas as aulas da sua pós-graduação. Dê o primeiro passo para o seu futuro com a Faspec!