5 Dicas Úteis De Como Conseguir Um Emprego

Tempo de leitura: 2 minutos

O desemprego no Brasil atinge, hoje, mais de 10 milhões de pessoas (segundo dados de 2019 do IBGE). Avaliando este cenário, a importância de saber como conseguir um emprego aumenta ainda mais, pois é preciso se destacar entre tantas outras pessoas que buscam por uma oportunidade.

Portanto, separamos algumas dicas que irão ajudar na busca pelo seu tão sonhado emprego. 

Você sabe como conseguir um emprego?

Responder à pergunta “como conseguir um emprego?” pode parecer difícil. Muitas pessoas se sentem desanimadas por tantas tentativas em vão. Mas é aí que elas se enganam — todas as entrevistas de trabalho e processos seletivos não são tempo perdido. 

Elas ajudam a amadurecer, criar experiência e melhorar cada vez mais. Você vai se acostumando, prestando atenção nas perguntas mais comuns, inspirando-se nas respostas de outros candidatos e pode até mesmo se autoavaliar. Quando os recrutadores dão um feedback, isso fica ainda melhor — uma vez que você já sabe onde pode melhorar. 

Mas, então, quais são as dicas para conseguir ser o candidato escolhido? Confira:

1. Tenha uma formação

Ter concluído o Ensino Médio é um ponto que pesa bastante. Pode ser que a vaga não tenha isso como requisito, mas, caso duas pessoas passem na última etapa, esse pode ser o fator de desempate. 

Para quem não terminou os estudos, é possível fazer isso de forma rápida com um supletivo. Além de ter o diploma em mãos, ainda adquire mais conhecimento e bagagem cultural!

2. Especialize-se

Ter uma especialização no currículo só é possível com o Ensino Médio completo. Portanto, assim que garantir seus estudos finalizados, você pode se matricular em um curso técnico ou uma graduação!

Dessa forma, você direciona ainda mais sua carreira e se aperfeiçoa tecnicamente. 

3. Mostre interesse

Uma das maiores dicas de como conseguir um emprego é mostrar interesse na vaga e na empresa. Para isso, você precisa ir preparado para as etapas classificatórias. 

Estude sobre a instituição, os serviços prestados, o segmento, a linguagem utilizada (mais formal ou descontraída, por exemplo) e também os concorrentes. 

Além disso, mesmo que você tenha dificuldade em algum ponto, demonstre que quer aprender e está buscando evoluir.

4. Faça atividades extracurriculares

Participar de projetos sociais, criar os seus próprios ou auxiliar em eventos, por exemplo, pode ajudar na hora de agarrar uma vaga de trabalho.

Essas questões auxiliam na formação das pessoas, proporcionam experiências e ajudam no crescimento pessoal e, consequentemente, profissional. 

5. Seja confiante e transparente

Acredite em seu potencial. Diga por qual motivo você acha que pode contribuir com a vaga, como você se enxerga nela, seus pontos fortes, quais os planos para o futuro e, é claro, o que precisa melhorar. 

Seja transparente sobre seus conhecimentos e não tente enganar os recrutadores.

Treine bastante e esteja preparado para agarrar as oportunidades! Veja mais conteúdos como este no blog da Faspec.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *