Dicas de Estudos, Carreira e Vida Profissional no Blog da FASPEC

Confira dicas e artigos sobre Educação, Rotinas de Trabalho e Estudo, Carreiras Profissionais e Mais no Blog da FASPEC. Acesse agora!

Conheça as Perguntas de Entrevista de Emprego

3 min read
As perguntas de entrevista de emprego podem assustar os candidatos, uma vez que algumas têm pegadinhas. Sinta-se mais preparado para participar de processos seletivos!
mãos de duas pessoas se cumprimentando
mãos de duas pessoas se cumprimentando

É fato que cada empresa possui seus valores, particularidades e modo de trabalhar. Porém, durante um processo seletivo, algumas perguntas de entrevista de emprego são unânimes entre as organizações e aparecem independentemente do cargo ou perfil do candidato. 

Sabendo disso, selecionamos algumas mais populares para desvendar as pegadinhas por trás delas. Confira! 

Respondendo às quatro perguntas de entrevista de emprego

Na véspera do encontro, o candidato precisa estar minimamente  preparado para responder às perguntas de entrevista de emprego. 

Com isso, é essencial treinar suas falas para quando for dizer sobre você, suas experiências e seus objetivos de vida. Além disso, pesquisar sobre a empresa é um ponto importante. 

Não basta ter somente o currículo perfeito, é preciso saber se comportar diante dos entrevistadores. Para evitar que você fique nervoso ou comece a gaguejar na hora da avaliação profissional, treine essas perguntas e sinta-se mais preparado para responder:

1. O que você se imagina fazendo daqui cinco anos?

Muitos candidatos respondem: “pretendo ter adquirido bastante experiência para ser capaz de me tornar um líder em alguma organização” ou “imagino que eu tenha viajado para todos os lugares que sonho em conhecer.”

Você é esse tipo de entrevistado? Pare de dizer isso agora mesmo! 

Na verdade, o que os recrutadores esperam escutar quando te perguntam isso, é que você alinhe os seus objetivos pessoais com a empresa. Por exemplo: “pretendo me especializar na área, evoluir a cada dia e, quem sabe, ter um cargo superior ao que eu entrei.”

2. Quais são as suas qualidades e defeitos?

Responder que você é muito perfeccionista ou sincero já são adjetivos bastante visados. Com certeza, o entrevistador não irá achar tão relevante a sua resposta.

Que tal tentar dizer com sinceridade as suas principais qualidades e defeitos? Lembre-se que muitos dos recrutadores são formados em psicologia — o que facilita a avaliação comportamental e conseguem se atentar aos sinais caso você minta em alguma resposta. 

3. Por que devo contratar você?

Aqui, o entrevistador espera que você faça um resumo sobre suas experiências, objetivos e personalidade. Ou seja, pontos atrativos que farão despertar o interesse em você. 

Nada de dizer: “porque eu era o melhor da minha turma” ou “você deve me contratar, porque estou sendo disputado por várias empresas.”

4. Quanto deseja ganhar?

Perguntas como essa são capazes de eliminar o candidato na hora. Valores exorbitantes e muito acima da média salarial proposta pelo mercado não são bem vistos. Assim como números muito abaixo também demonstram desvalorização de suas competências. 

Para ir bem preparado, procure antes qual o piso proposto para o cargo e faça uma média de acordo com suas experiências. Pesquise também sobre os salários da empresa em sites que os colaboradores podem avaliar as instituições que já trabalharam.

Não deixe de ser sincero em todas as perguntas de entrevista de emprego. Temos certeza que você irá se sentir mais confiante depois desse artigo. 

Gostou do conteúdo? Outros como esse você encontra no blog da Faspec!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contact Form Blog Faspec

Copyright © All rights reserved. - Faculdade Pelegrino Cipriani