Dicas de Estudos, Carreira e Vida Profissional no Blog da FASPEC

Confira dicas e artigos sobre Educação, Rotinas de Trabalho e Estudo, Carreiras Profissionais e Mais no Blog da FASPEC. Acesse agora!

Tecnologia em Alta

Computação nas nuvens: o que é e quais são as suas vantagens

Computação nas nuvens é um termo que se refere ao uso de serviços de computação que são acessados pela internet, sem a necessidade de instalar programas ou armazenar dados no próprio dispositivo do usuário. Esses serviços podem incluir armazenamento, processadores de texto, planilhas eletrônicas, ferramentas de apresentação, entre outros. Neste post, vamos explicar o que é computação nas nuvens, quais são as suas vantagens e como você pode usá-la no seu dia a dia.

Computação nas nuvens

Computação nas nuvens é uma forma de usar recursos de computação que estão disponíveis em servidores remotos, que são gerenciados por provedores de serviços. Esses recursos podem ser usados sob demanda, ou seja, o usuário paga apenas pelo que usa, sem precisar comprar ou manter equipamentos próprios. Alguns exemplos de serviços de computação nas nuvens são:

  • Armazenamento: o usuário pode guardar seus arquivos, fotos, vídeos e documentos em um espaço virtual, que pode ser acessado de qualquer dispositivo com conexão à internet. Alguns exemplos de serviços de armazenamento nas nuvens são OneDrive, Google Drive e Dropbox.
  • Processadores de texto: o usuário pode criar, editar e compartilhar textos online, sem precisar instalar um programa específico no seu computador. Alguns exemplos de processadores de texto nas nuvens são Word Online, Google Docs e Zoho Writer.
  • Planilhas eletrônicas: o usuário pode criar, editar e compartilhar planilhas online, sem precisar instalar um programa específico no seu computador. Alguns exemplos de planilhas eletrônicas nas nuvens são Excel Online, Google Sheets e Zoho Sheet.
  • Ferramentas de apresentação: o usuário pode criar, editar e compartilhar apresentações online, sem precisar instalar um programa específico no seu computador. Alguns exemplos de ferramentas de apresentação nas nuvens são PowerPoint Online, Google Slides e Zoho Show.

A computação nas nuvens oferece diversas vantagens para os usuários, tais como:

Economia: o usuário não precisa comprar ou manter equipamentos caros, nem pagar por licenças de software. Ele paga apenas pelo que usa, de acordo com o seu plano de serviço. Além disso, ele economiza espaço físico e energia elétrica.

Mobilidade: o usuário pode acessar seus arquivos e aplicativos de qualquer lugar, a qualquer hora, desde que tenha uma conexão à internet. Ele não fica preso a um único dispositivo ou local. Ele pode trabalhar de forma colaborativa com outras pessoas, compartilhando e editando documentos em tempo real.

Segurança: o usuário não precisa se preocupar com a perda ou o roubo de seus dados, pois eles estão armazenados em servidores protegidos por criptografia e backup. Ele também pode controlar o acesso e a permissão dos seus arquivos, definindo quem pode ver, editar ou baixar os seus documentos.

Atualização: o usuário não precisa se preocupar com a atualização dos seus programas, pois eles são feitos automaticamente pelos provedores de serviços. Ele sempre tem acesso às versões mais recentes e às novas funcionalidades dos aplicativos.

Para usar a computação nas nuvens no seu dia a dia, você precisa de um dispositivo com conexão à internet e de uma conta em um provedor de serviços de sua preferência. Você pode criar uma conta gratuita ou paga, dependendo do seu plano de uso. Depois, você pode acessar os serviços de computação nas nuvens pelo navegador web ou por aplicativos específicos. Você pode usar os serviços de computação nas nuvens para diversas finalidades, tais como:

Armazenar e organizar seus arquivos: você pode guardar seus arquivos nas nuvens, criando pastas e subpastas para organizá-los. Você pode sincronizar seus arquivos entre os seus dispositivos, para ter acesso a eles offline. Você pode compartilhar seus arquivos com outras pessoas, enviando links ou convites por e-mail ou redes sociais.

Criar e editar documentos: você pode criar e editar textos, planilhas e apresentações nas nuvens, usando os aplicativos online. Você pode formatar seus documentos, inserir imagens, gráficos, tabelas, etc. Você pode exportar seus documentos para diferentes formatos, como PDF, DOCX, XLSX, etc.

Colaborar e comunicar com outras pessoas: você pode trabalhar de forma colaborativa com outras pessoas, editando documentos em conjunto, fazendo comentários, sugestões e revisões. Você pode se comunicar com as pessoas por chat, áudio ou vídeo, usando os recursos de comunicação integrados aos aplicativos.

Conclusão

Computação nas nuvens é uma forma de usar serviços de computação que são acessados pela internet, sem a necessidade de instalar programas ou armazenar dados no próprio dispositivo do usuário. Esses serviços podem incluir armazenamento, processadores de texto, planilhas eletrônicas, ferramentas de apresentação, entre outros. A computação nas nuvens oferece diversas vantagens para os usuários, como economia, mobilidade, segurança e atualização. Para usar a computação nas nuvens no seu dia a dia, você precisa de um dispositivo com conexão à internet e de uma conta em um provedor de serviços de sua preferência. Você pode usar os serviços de computação nas nuvens para diversas finalidades, como armazenar e organizar seus arquivos, criar e editar documentos, colaborar e comunicar com outras pessoas.

Esperamos que este post tenha sido útil para você. Se você gostou, compartilhe com seus amigos e deixe seu comentário. Se você tem alguma dúvida ou sugestão, entre em contato conosco. Obrigado pela sua atenção e até a próxima!

Se você quer saber mais sobre esse assunto, clique aqui e conheça agora os nossos cursos da FASPEC, ou matricule-se agora e descubra um mundo de oportunidades

Contact Form Blog Faspec

Copyright © All rights reserved. - Faculdade Pelegrino Cipriani